Fonte: Google
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes, diante disso surgem muitas dúvidas em como ter acesso a esses valores, por isso criamos esse artigo para te orientar, confira.
Além da demissão sem justa causa, existe uma extensa lista de maneiras de resgatar o saldo do FGTS, sendo possível sacar o saldo também por:
Outras maneiras de também ter acesso ao saldo do FGTS são por:
Na modalidade do saque aniversário os trabalhadores podem sacar anualmente uma parte do dinheiro que possuem no fundo do FGTS através do saque aniversário, no entanto quem aderir não poderá sacar o valor integral em caso de demissões tendo apenas o direito de receber a multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador, nos casos de desligamento sem justa causa.
O valor do saque-aniversário depende de um percentual, que varia conforme o valor disponível, no caso de contas com até R$ 500,00 terão 50% do saldo liberado para o saque, ou seja, quanto maior o valor na conta, menor o percentual que o trabalhador poderá sacar ao ano.
Sobre o saque emergencial entrou em vigor em 2020 com saques permitidos até 31 dezembro para trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas, visando
O Saque FGTS Emergencial entrou em vigor em 2020. Os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas conseguiram sacar até um salário mínimo. O saque foi permitido até 31 de dezembro do ano passado visando diminuir o impacto causado pela pandemia do Covid-19.
Para esse ano o governo já planeja uma nova liberação do saque emergencial com os mesmos moldes do ano passado, porém ainda não existe uma data definida para a liberação de uma nova rodada levando em consideração que o governo se vê obrigado a adotar outras medidas emergenciais.
O trabalhador pode consultar o seu saldo das contas do FGTS através do aplicativo “FGTS” ou também pelo site caixa.gov.br/extrato-fgts com o número do NIS ou CPF.
Por Leandro Rocha
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…