Imagem: Pixabay
Para trabalhar como contador em Portugal, é necessário conhecer a legislação fiscal do país, já que ela é diferente da brasileira, porém, é possível atuar como contador em Portugal com a certificação brasileira, basta realizar um curso.
A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em Portugal atua de forma equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) do Brasil, caso algum profissional decida ir para o País, a OCC será o órgão responsável pela regularização do profissional.
Paula Franco, bastonária da OCC, afirmou durante a Missão Empresarial FENACON, que existem diversas oportunidades para os contadores e empresários brasileiro no país lusitano.
A retenção de talentos é um desafio mundial para a área contábil e fiscal, mesmo não sendo uma carreira muito atrativa para os jovens, é importante trazer novos profissionais para essa área.
Na entrevista ao Canal da Fenacon, a bastonária portuguesa afirma que os jovens do país não se sentem atraídos pela contabilidade, o que gera uma escassez de profissionais.
Os jovens têm optado por outras carreiras na área de ciências econômicas, deixando de lado profissões como contador e auditor, gerando uma carência de profissionais.
Empreender em Portugal pode ser uma boa oportunidade de negócio, tendo em vista o acesso ao mercado europeu, que conta com mais de 400 milhões de pessoas.
Leia também: Prepare Sua Empresa Para As Mudanças No Sped Fiscal 2023
Para “abrir um negócio em Portugal não é complicado, porém, é importante se fazer uma análise pontual do negócio em si”, declarou Marco Libório, contador português.
Segundo Libório, é importante perceber se o modelo ou o produto ou serviço a ser desenvolvido faz sentido, não só para Portugal, mas para a Europa.
Para trabalhar em Portugal como contador, é preciso conhecer a legislação fiscal portuguesa, que é diferente da brasileira.
Entretanto, é possível atuar no país lusitano com a certificação brasileira, desde que se faça um curso de equivalência das cadeiras e um exame para aferir essas disciplinas.
Na missão empresarial Fenacon, realizada em Portugal, a Ordem dos Contabilistas Certificados emprestou sua infraestrutura para a apresentação de oportunidades.
Leia também: Mudanças Que Vão Afetar Diretamente A Contabilidade Em 2023!
Para o contador brasileiro, a missão empresarial Fenacon, realizada em Portugal, foi uma apresentação de negócios e oportunidades, visando auxiliar na internacionalização das empresas.
Empreender em Portugal pode ser algo positivo, com acesso não só ao mercado lusitano, mas ao mercado europeu, porém, é necessário analisar todos os prós e contras.
Todo contador que tenha se interessado nessa oportunidade, deve se atentar à situação geopolítica e ao ambiente de negócios, ou seja, tudo deve ser bem analisado pelo profissional.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…