Imagem por @wayhomestudio / freepik
A menopausa é um processo fisiológico normal que irá acontecer na vida de toda mulher, em geral, entre os 45 e 55 anos. Muitas vezes, o termo é utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo na vida da mulher.
A menopausa também é erroneamente associada ao fim da vida sexual ou ao envelhecimento, mas, hoje em dia, as mulheres com tratamento sintomático e de reposição hormonal adequada podem ter uma vida com qualidade e ativa em todos os sentidos.
Segundo a obstetra e coordenadora da Maternidade do Hospital Icaraí em parceria com a Perinatal, Dra. Flávia do Vale, geralmente, a fase do climatério pode durar cerca de 7 a 14 anos até chegar na menopausa definitiva.
“A duração pode depender de fatores de estilo de vida, como tabagismo, idade em que começa e raça e etnia. Durante a perimenopausa, a produção do corpo de estrogênio e progesterona, dois hormônios produzidos pelos ovários, pode variar muito”, explica Flávia.
Segundo Flávia, as mudanças mais comuns na meia-idade têm origem no envelhecimento e nem sempre estão diretamente relacionadas à menopausa. A seguir, a médica listou algumas:
“A maneira como a mulher vivencia cada estágio da menopausa será única. Mas se seus sintomas são intensos o suficiente para afetar as atividades diárias ou impedi-la de fazer as coisas que ama, pode ser hora de procurar um médico para se aconselhar e buscar outras alternativas”, alerta.
Existem muitos tipos diferentes de tratamentos para os sintomas da menopausa. De acordo com Flávia, os principais tipos de tratamento para a menopausa são a terapia hormonal e o tratamento não hormonal. “É importante conversar com seu médico durante a menopausa para elaborar um plano de tratamento que funcione para você”, alerta.
É importante entender que a menopausa traz grande mudança no equilíbrio hormonal das mulheres, o que pode, sim, afetar a vida sexual. As mulheres podem notar que não são tão facilmente excitadas como antes, podem ser menos sensíveis ao toque e a outros contatos físicos, podem apresentar uma diminuição do interesse pelo sexo. Tenha em mente que seu corpo está passando por muitas mudanças durante a menopausa e se buscar informação e tratamento, a mulher pode ter uma vida sexual saudável, sim.
Durante anos as mulheres lidam com os indícios da menopausa, algumas experimentando sintomas debilitantes, com pouco ou nenhum apoio. Elas se sentem constrangidas e envergonhadas de falar sobre sua experiência nessa fase. Todavia, a menopausa é um processo fisiológico normal na vida da mulher. Compreender e estar preparado para esse momento significa que você está em uma boa posição para enfrentar os desafios desse estágio da vida e manter sua qualidade de vida.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…