Chamadas

Veja as regras para o trabalhador receber o 13º salário

O trabalhador que exerce alguma atividade com carteira assinada terá direito ao 13º salário. O benefício foi pago em duas parcelas. Vão ter direito ao 13º:

Todos os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, além de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Pagamentos do 13º salário 2022

Geralmente o empregador realiza o pagamento da primeira parcela do 13º salário no dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. Caso deseje, o benefício pode ser pago em uma única parcela, neste caso, o prazo para a liberação do valor deve ser até o dia 30 de novembro.

Quando o 13º salário é pago em duas parcelas, o trabalhador vai receber na primeira parcela, o equivalente à metade de seu salário atual, sem descontos de impostos e benefícios. 

Já a segunda parcela, o trabalhador irá receber com descontos do imposto de renda e contribuição ao INSS. Os que solicitaram o adiantamento do 13º nas férias vão receber apenas a segunda parcela.

Quem tem direito?

O 13º salário é um direito destinado a aposentados, pensionistas e trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Também vão receber a gratificação natalina, quem estiver em licença-maternidade e aqueles afastados do serviço por doença ou acidente.

Quando o trabalhador é demitido sem justa causa, o pagamento do 13º salário será proporcional ao tempo de serviço e pago juntamente com a rescisão. Já quem é demitido por justa causa não tem direito ao 13º.

Cálculo do 13º salário

O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados. Outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

A base de cálculo do 13° salário é o salário bruto, sem deduções ou adiantamentos, devido ao mês de dezembro do ano em curso ou, no caso de dispensa, o do mês do acerto da rescisão contratual.

Descontos no 13º salário

Os descontos que são realizados, serão feitos durante o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Neste caso, será descontado do trabalhador, o Imposto de Renda e a contribuição do INSS. Lembrando que o FGTS é pago já na primeira parcela.

O empregado que tiver mais de 15 faltas não justificadas no mês poderá ter descontado de seu 13º salário a fração de 1/12 avos relativa ao período.

Caso tenha trabalhado menos do que isso sem justificar a sua ausência, o mês referido não entra na contagem do benefício.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago