Negócios

Veja como as empresas de tecnologia podem Combater o Turnover

Com as recentes notícias sobre as demissões em massa protagonizadas por grandes empresas como Amazon, Microsoft, Google e Spotify, o mercado volta os olhares para o mundo corporativo e os desdobramentos que podem surgir a partir desses acontecimentos. O cenário mais preocupante para os líderes e gestores é que essa tensão faça com que os colaboradores tanto dessas empresas quanto de outras da área de tecnologia se sintam inseguros com o trabalho.

Esse sentimento de dúvida pode influenciar negativamente não apenas na produtividade das equipes, mas também na sua motivação e engajamento com o ofício e os colegas, o que pode levar ao desligamento voluntário. Segundo levantamento da empresa de recrutamento Robert Half com informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o turnover, traduzido como taxa de rotatividade, cresceu 56% quando comparado ao período pré-pandêmico, posicionando o Brasil como o país com o maior índice no mundo.

Além disso, o relatório indica que os principais motivos que levam à saída da empresa são: baixa qualidade do clima organizacional, falta de alinhamento de expectativas, ausência de reconhecimento e de plano de carreira. Devido a isso, é extremamente importante que as companhias se antecipem e invistam em ações focadas em evitar e reverter essa situação.

Nesse sentido, algumas das iniciativas que têm gerado resultados positivos e ajudado na obtenção e retenção de talentos é o investimento tanto no bem-estar e saúde dos colaboradores, com ações voltadas à saúde mental e lazer, quanto na sua qualificação, com a adoção de ferramentas, como o EaD, que auxiliem nos treinamentos corporativos e outras atividades com cunho educacional. 

De acordo com o 1° Mapeamento de Tendência da Educação Corporativa no Brasil, aproximadamente 84% das organizações brasileiras procuram por formas de aprendizagem híbridas e com flexibilidade na grade curricular, que fogem do modelo tradicional presencial.

Leia também: Taxa de turnover: Saiba o que é e como combater!

Ao oferecer atividades como essa e em formatos mais adaptáveis e que podem facilmente ser incluídos na rotina, as organizações mostram para os times que estão interessadas não apenas em mantê-los, como também no seu crescimento profissional e pessoal. Essa postura faz toda a diferença, pois ajuda as companhias a se reestruturarem em períodos de crise e manterem equipes comprometidas, atualizadas e altamente eficientes.

Por Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago