Designed by @wirestock/ @rafapress / freepik / editado por: jornal contábil
Para saber se você caiu na malha fina da Receita Federal, basta acessar o site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e fazer o cadastro com seu CPF, data de nascimento e número dos recibos de entrega das últimas duas declarações de IR.
Esse procedimento irá gerar um código de acesso, que é necessário para que você possa fazer o login com seu CPF e senha informados no cadastro da plataforma.
Infelizmente, ainda não é possível receber um e-mail dizendo “Que pena, você caiu na malha fina!”, e muita gente só descobre se o seu CPF caiu quando não recebe a restituição de forma rápida.
Felizmente, tem como consultar a malha fina diretamente pela internet. Basta fazer uma pesquisa básica e rápida no site da Receita Federal, e a gente explica certinho para você sobre como fazer isso e tirar essa preocupação da cabeça.
Confira:
Depois que você realizou o cadastro ou login no site do e-CAC, basta acessar o menu à esquerda da sua tela e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Processamento” e “Pendências de Malha”.
Caso você tenha alguma pendência com o Leão, essa área do site vai informá-lo. Também é possível corrigir a sua declaração pelo próprio site ou até mesmo regularizar o seu Cadastro de Pessoa Física.
Para saber como corrigir, você vai verificar as informações sobre o seu CPF, que poderá estar classificado em algum dos status abaixo:
Quando o CPF está suspenso, geralmente é um caso de dados insuficientes ou incorretos, mas também pode significar que você está em dívida com a Justiça Eleitoral.
Estar com o CPF pendente de regularização significa que você não entregou alguma declaração de IR nos últimos cinco anos.
O CPF é cancelado quando houver mais de uma inscrição sob os mesmos dados ou por decisão administrativa/judicial.
A anulação do CPF acontece quando há fraude na inscrição do documento.
Essa situação ocorre quando é dado baixa no documento de óbito do titular do CPF.
Caso a situação do seu CPF esteja listada dessa forma, basta comparecer a uma sede da Receita para comunicar o engano.
Se o seu CPF está regular, não há com o que se preocupar, pois não há pendências em seu nome.
Se você caiu na malha fina, o mais importante é que regularize a situação o mais rápido possível.
Dependendo do motivo pelo qual você caiu, é possível resolver tudo pela internet.
Você pode, inclusive, checar se isso ocorreu antes mesmo de receber a notificação da Receita Federal.
É importante ressaltar que, quanto antes você resolver sua situação com o Leão, mais cedo você receberá a restituição do seu Imposto de Renda, caso tenha direito a esse benefício.
Isso acontece porque a restituição só é liberada após o declarante enviar os documentos pendentes ou a declaração retificadora à Receita Federal.
A averiguação da declaração retificadora pode levar até cinco anos para ser feita pela Receita Federal, por isso é importante agilizar o processo de regularização do seu IR.
Lembre-se que o pagamento da restituição é feito em cinco lotes no decorrer do ano, e quanto antes você regularizar a sua situação, mais cedo você receberá o valor.
Fonte: Leoa
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…