Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Uma nova rodada de pagamento do Auxílio Brasil começa nesta segunda-feira (18). Atualmente estão sendo beneficiadas mais de 18 milhões de famílias. Ainda no mês de julho, os beneficiários irão receber o valor médio de R$ 400. Somente no calendário de agosto, que o governo irá liberar o Auxílio Brasil de R$ 600.
Geralmente as pessoas conseguem consultar as informações no aplicativo Auxílio Brasil. Em alguns casos, as famílias não conseguem ter acesso às informações, o motivo pode ser que a folha de pagamento ainda não foi atualizada. Isso ocorre porque o Ministério da Cidadania costuma atualizar os dados sobre os repasses apenas poucos dias antes do seu início.
Mas não há motivo para preocupação. Basta aguardar que as novas informações sejam inseridas no sistema.
Os pagamentos do Auxílio Brasil referente ao mês de julho começam a ser liberados a partir desta segunda-feira (18), de acordo com o final do Número de Inscrição Social (NIS) dos aprovados.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a família para ter direito ao Auxílio Brasil precisará se inscrever no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
É através do Cadastro Único que o governo federal, os estados e os municípios identificam os brasileiros que são alvo de programas sociais.
O Cadastro Único (CadÚnico) é a única forma para as pessoas terem acesso ao Auxílio Brasil. Quem já está inscrito deve atualizar os seus dados e aguardar numa fila de espera para ter acesso ao benefício.
Quem ainda não se cadastrou no CadÚnico poderá se inscrever indo à unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade.
A primeira etapa de inscrição poderá ser feita pelo aplicativo Cadastro Único (é necessário fazer a atualização). Desta forma, o responsável familiar poderá fazer o pré-cadastro da família pelo celular. A etapa agiliza a inscrição da família, já que depois o integrante só precisa procurar um posto de atendimento do CadÚnico para finalizar o cadastro no prazo de 120 dias.
O representante familiar, de preferência, deverá ser uma mulher, deverá ir ao CRAS para realizar o cadastramento. Deverá apresentar CPF ou Título de Eleitor e ainda levar pelo menos uma cópia de cada documento para cada pessoa da família. Os documentos são:
CPF; ou
O Responsável Familiar passará por entrevista do Cadastro Único para responder a um entrevistador social informações sobre a composição da família, características do domicílio, despesas, grau de escolaridade dos integrantes, entre outros dados.
A pessoa poderá saber se está inscrito no CadÚnico fazendo uma ligação por telefone ou fazer a consulta pela internet.
Por meio do site ou aplicativo é possível consultar se o seu cadastro está ativo. Também poderá se informar, ligando para a central de atendimento, número 0800 707 2003. O horário de atendimento vai das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados. A ligação é gratuita.
Caso você queira consultar a inscrição no Cadastro Único pela internet, basta acessar o site Meu CadÚnico ou então baixar o aplicativo Meu CadÚnico de forma gratuita nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…