O LinkedIn é uma plataforma forte para um profissional se mobilizar no mercado de trabalho. A rede social pode funcionar como ponte para uma oportunidade de recolocação, mas é preciso cuidado na hora de montar um perfil profissional.
Eis algumas vantagens que o LinkedIn proporciona aos seus usuários:
Se antes era preciso imprimir vários currículos e sair por aí entregando nas empresas, hoje em dia a maior rede social corporativa da atualidade favorece bastante a vida dos candidatos.
Ao manter uma conta no LinkedIn, os usuários podem mostrar suas qualificações, conhecimentos e experiências profissionais a recrutadores de empresas do mundo inteiro.
Milhares de pessoas estão no LinkedIn buscando um emprego, assim como inúmeras empresas dos mais variados setores disponibilizam vagas.
Para quem procura uma oportunidade, no menu “Vagas”, pode-se buscar um novo emprego preenchendo o cargo, competência ou a empresa e, posteriormente, a cidade ou estado desejado. Além disso, o próprio LinkedIn sempre faz recomendações aos candidatos com base no currículo e histórico de pesquisas e interações.
Assim como qualquer outra rede social, o LinkedIn também foi criado para estabelecer relacionamentos. Por isso, é fundamental manter uma interação com a rede de contatos para se fazer presente e conhecer novas pessoas. A plataforma oferece todos os recursos para você praticar social selling, que são vendas realizadas através de relacionamento por rede sociais.
Para se atualizar a respeito das movimentações e mudanças do mercado, é importante acompanhar as publicações de outros profissionais e, principalmente, de páginas de empresas. Saber de novos projetos, ações, campanhas relacionadas ao seu campo de atuação ajuda a ter insights e criar estratégias profissionais.
Aliás, em se tratando de estratégias, saber utilizá-las é essencial para impulsionar o perfil e garantir uma maior possibilidade de conseguir um novo emprego.
Assim, para deixar seu perfil mais atrativo para novas oportunidades, atente para:
Não basta apenas criar uma conta no LinkedIn e deixá-la estagnada, desatualizada e sem informações. É necessário conservar as experiências, portfólio e especializações sempre atualizados. Não se deve esquecer ainda de desenvolver um bom texto de resumo para se apresentar a todos que visitarem a sua página.
Também deve-se incluir palavras-chave relacionadas à área de atuação, pois recrutadores pesquisam uma combinação de cargos, habilidades e outros filtros para encontrar os candidatos certos.
Se possível, vale a pena pedir a colegas, amigos ou até mesmo chefes para fazerem recomendações no perfil, o que confere maior credibilidade ao que foi exposto.
No LinkedIn, a sua foto de perfil deve, preferencialmente, transmitir mais profissionalismo e, por isso, é muito importante que seja uma foto com uma boa resolução e que mostre bem o seu rosto. Uma boa imagem de capa também favorece muito sua visibilidade.
Organize-se para, frequentemente, publicar posts ou escrever artigos sobre a sua área de atuação. Expor seus conhecimentos faz toda a diferença, pois demonstra suas áreas de dominância e habilidades profissionais.
Por Ederson Dé Manoel é Growth Hacker especialista em LinkedIn e Lead Generation.
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