Imposto de Renda

Veja como doar parte do imposto de renda para projetos sociais

Estamos nos aproximando do dia 30 de maio de 2021, prazo que a Receita Federal estipulou este ano, para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. 

Até a data informada, o contribuinte que faz a sua declaração de modo completo, e não destinou nenhum valor a projetos sociais no ano de 2020, pode destinar 3% deste imposto para projetos ligados aos fundos da criança e adolescente e mais 3% aos fundos dos idosos.

A vantagem de fazer a declaração neste momento, é que o contribuinte gera o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) diretamente da própria declaração, a favor do município que deseja destinar, desde que esse município tenha os seus fundos ativos.

O percentual de brasileiros que aproveitam essa oportunidade ainda é muito pequeno. Na cidade de Araraquara (SP), por exemplo, onde o alcance de doações poderia chegar a R$ 17 milhões, pouco menos de 307 pessoas doaram em torno de R$ 400 mil.

A boa notícia é que este ano, é possível doar para o Fundo da Criança de Araraquara por meio do projeto “Fome Não Espera”.

Com isso, o contribuinte que está prestes a entregar a declaração e ainda não destinou nenhum recurso, pode usar os 3% do seu imposto para fazer a diferença.

Designed by @tascha1 / freepik

Passado o período da entrega, se desejar continuar contribuindo dentro do ano de 2021, esse percentual pode chegar a 6%.

“É uma oportunidade única de fazer a diferença na vida de inúmeros brasileiros que vivem em Araraquara, região que está passando por sérios problemas de insegurança alimentar”, afirma Flávio Nogueira.

Para conhecer melhor o projeto e saber como contribuir, acesse.

Por: Flávio Nogueira, especialista em Leis de Incentivo Fiscal, soma mais de 30 anos dedicados à captação de recursos em diversos setores. O profissional é autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para atuar com a Lei do Audiovisual da qual é especialista. Além de possuir amplo conhecimento nos fundos de idoso, criança e adolescente.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar.

Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago