Fique Sabendo

Veja como economizar na conta de luz durante o inverno

Iniciado há mais de um mês, o inverno no Brasil vem atingindo temperaturas muito baixas, principalmente nas regiões sudeste e sul do país.

Por conta disso, muitas casas têm instalado aquecedores ou utilizado esses aparelhos no modelo portátil, o que pode aumentar – e muito – a conta de luz.

Além dos níveis dos reservatórios de água continuarem abaixo do desejado pelos especialistas (o que também contribui para o aumento na conta de luz), e do anúncio de mudança da bandeira vermelha para a patamar 2, feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), muitas famílias veem os gastos aumentarem no período de inverno por quererem manter a casa aquecida por mais tempo.

Segundo o professor do ISAE Escola de Negócios, Elidecir Rodrigues Jacques, para economizar, é preciso controlar desde o básico. ‘‘O básico corresponde a todas as atividades que fazemos no dia a dia que, de alguma forma, consome energia elétrica. Aquelas atividades que fazemos ‘no automático’, como tomar banho, passar roupa, ligar as luzes, assistir TV, usar a geladeira, entre outros’’, diz.

Photo by @lifeforstock / freepik

‘‘Cada atividade dessa pode ser feita esbanjando energia ou economizando. O chuveiro elétrico é um dos dispositivos que mais consome energia. Então, controlar o tempo embaixo dele ajuda a obter um valor menor na conta de energia ao final do mês’’, afirma o professor.

Além disso, o Jacques também indica fazer algumas contas para economizar nos gastos.

‘‘É muito importante entender as informações que aparecem na conta de energia. A cada mês, a companhia de energia elétrica realiza a leitura do medidor de energia. Esse medidor possui uma numeração que vai aumentando conforme o uso da energia. Quanto mais usa, mais rápido a numeração aumenta. Então, o que precisamos fazer para descobrir o consumo do mês é subtrair a leitura atual da leitura anterior’’, destaca.

‘‘É bom lembrar que as companhias também cobram uma contribuição relativa à iluminação pública’’, diz o especialista.

De acordo com o professor do ISAE, Elidecir R. Jacques, a dica é rever alguns hábitos.

‘‘Economizar energia nas ações do dia a dia, evitando desperdício pode ser uma das soluções. Desperdício é sinônimo de jogar dinheiro fora. Isso vale para qualquer situação, inclusive no consumo de energia elétrica. Se conseguirmos identificar onde estamos desperdiçando energia e adquirir novos hábitos de utilização dos equipamentos, podemos ter uma boa economia’’, conclui.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

4 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

6 horas ago