Imagem por @gpointstudio / freepik
A promoção de vendas é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para melhorar o desempenho comercial de uma empresa além de trazer proximidade junto aos clientes.
Esta ferramenta é caracterizada pelas vantagens promovidas ao consumidor por tempo limitado, pois, estimula a venda durante determinado prazo no intuito de elevar o ticket médio, a experimentação, além de alcançar objetivos diversos estabelecidos pela empresa.
Essa iniciativa permite que o lançamento de um novo produto ou serviço no mercado tenha um volume significativo de vendas, afetando positivamente o faturamento, além de atrair e fidelizar novos clientes e movimentar o estoque.
Mas, vale destacar que, para atingir cada uma dessas metas, é preciso aplicar estratégias distintas.
As opções de ofertas não faltam, é podem variar desde a famosos descontos até a concursos culturais, o céu é o limite.
Contudo, a empresa deve entender que, não basta apenas colar um adesivo de “liquidação” na vitrine ou banner no site da loja e esperar pela chegada dos clientes.
Para a estratégia ter um bom resultado é preciso que cada ação seja planejada nos mínimos detalhes, mantendo o foco na meta final e qual o público-alvo desejado.
A promoção de vendas é uma das estratégias mais eficazes de um negócio, considerando também que, no Brasil, os consumidores se atraem facilmente mediante descontos e promoções.
Segundo dados apurados pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, publicada em 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71% dos brasileiros esperar por promoções para adquirir produtos com um valor elevado, por exemplo, eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis.
Já o estudo realizado pelo Instituto Qualibest em 2020, aponta que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, 20% dos brasileiros conseguiram aproveitar bem as promoções realizadas pelo varejo.
Além do que, o Brasil é o terceiro país onde as promoções mais crescem em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA) e da China, de acordo com um estudo da Kantar publicado em 2018.
Toda promoção de vendas requer um planejamento antecipado com o objetivo de alcançar o retorno esperado à empresa, afinal, a estratégia consiste em reduzir os valores, conceder benefícios e se comprometer com uma oferta junto ao consumidor, atividades que exigem preparo e responsabilidade.
Tais tarefas são importantes, pois, sem um planejamento adequado, a estratégia pode acabar tendo um efeito contrário, prejudicando a imagem da empresa a depender da gravidade dos erros cometidos.
Observe os principais riscos dessas ações:
Sendo assim, é possível notar a importância em seguir boas práticas, conhecer e entender as estratégias de marketing e, em casos específicos, buscar por um apoio jurídico para realizar as promoções de vendas legalmente.
Por Laura Alvarenga
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