Negócios

Veja como fazer uma promoção de venda de sucesso

A promoção de vendas é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para melhorar o desempenho comercial de uma empresa além de trazer proximidade junto aos clientes.

Esta ferramenta é caracterizada pelas vantagens promovidas ao consumidor por tempo limitado, pois, estimula a venda durante determinado prazo no intuito de elevar o ticket médio, a experimentação, além de alcançar objetivos diversos estabelecidos pela empresa. 

Essa iniciativa permite que o lançamento de um novo produto ou serviço no mercado tenha um volume significativo de vendas, afetando positivamente o faturamento, além de atrair e fidelizar novos clientes e movimentar o estoque.

Mas, vale destacar que, para atingir cada uma dessas metas, é preciso aplicar estratégias distintas. 

As opções de ofertas não faltam, é podem variar desde a famosos descontos até a concursos culturais, o céu é o limite. 

Contudo, a empresa deve entender que, não basta apenas colar um adesivo de “liquidação” na vitrine ou banner no site da loja e esperar pela chegada dos clientes. 

Para a estratégia ter um bom resultado é preciso que cada ação seja planejada nos mínimos detalhes, mantendo o foco na meta final e qual o público-alvo desejado. 

Relevância da promoção de vendas

A promoção de vendas é uma das estratégias mais eficazes de um negócio, considerando também que, no Brasil, os consumidores se atraem facilmente mediante descontos e promoções. 

Segundo dados apurados pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, publicada em 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 71% dos brasileiros esperar por promoções para adquirir produtos com um valor elevado, por exemplo, eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis. 

Já o estudo realizado pelo Instituto Qualibest em 2020, aponta que, mesmo diante da pandemia da Covid-19, 20% dos brasileiros conseguiram aproveitar bem as promoções realizadas pelo varejo. 

Além do que, o Brasil é o terceiro país onde as promoções mais crescem em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América (EUA) e da China, de acordo com um estudo da Kantar publicado em 2018. 

Por que é essencial planejar as promoções de vendas?

Toda promoção de vendas requer um planejamento antecipado com o objetivo de alcançar o retorno esperado à empresa, afinal, a estratégia consiste em reduzir os valores, conceder benefícios e se comprometer com uma oferta junto ao consumidor, atividades que exigem preparo e responsabilidade. 

Tais tarefas são importantes, pois, sem um planejamento adequado, a estratégia pode acabar tendo um efeito contrário, prejudicando a imagem da empresa a depender da gravidade dos erros cometidos. 

Observe os principais riscos dessas ações: 

  • Calcular mal os descontos e acabar saindo no prejuízo;
  • Ficar com estoque parado após uma promoção mal-sucedida;
  • Sofrer penalidades legais como multas e proibição de realizar promoções em caso de sorteios não autorizados;
  • Ser acusado de fraude pelos consumidores, se o desconto for manipulado;
  • Ficar com estoque indisponível antes do fim da promoção.

Sendo assim, é possível notar a importância em seguir boas práticas, conhecer e entender as estratégias de marketing e, em casos específicos, buscar por um apoio jurídico para realizar as promoções de vendas legalmente. 

Por Laura Alvarenga 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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