Chamadas

Veja como vai funcionar o empréstimo consignado para o BPC

O beneficiário com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) que recebe um salário mínimo mensalmente, vai poder ter acesso ao empréstimo consignado. Sendo possível comprometer até 40% da sua renda para poder quitar as parcelas do crédito.

No final de março deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou um documento que permite a concessão do empréstimo consignado para quem recebe o BPC.

Entretanto, ainda não está sendo oferecido pelos bancos que ainda estão fazendo ajustes técnicos, segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Deste modo, a data de liberação vai depender de cada instituição financeira.

O empréstimo consignado com desconto em folha já é oferecido aos aposentados e pensionistas do INSS. Porém, com a decisão do Instituto, os beneficiários do BPC também vão poder contratar a modalidade. Sendo que só será permitido comprometer até 40% dos valores mensais para quitar as parcelas do empréstimo:

35% para empréstimo pessoal que equivale a R$ 424,20

5% para retiradas de compras no cartão de crédito consignado ou quitação das dívidas do cartão (correspondente a R$ 60,60).

 Os juros são de 2% e um prazo limite de pagamento de 48 meses. Lembrando que o desconto será diretamente na folha de pagamento.

O INSS orienta o segurado a não fazer a contratação do empréstimo consignado por telefone. Essa é também uma forma dos usuários evitarem serem vítimas de golpes.

O INSS orienta que, caso exista interesse na contratação do consignado, o segurado deve procurar bancos ou financeiras. “Vale destacar que o segurado nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, pois este tipo de conduta pode facilitar a ação de criminosos e acarretar em fraudes no benefício”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

1 hora ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

3 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

4 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

4 horas ago

Como fazer para definir o capital social do MEI?

Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…

4 horas ago

Quem se tornará nanoempreendedor com a Reforma Tributária e o que acontece

A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…

4 horas ago