Empreender é o sonho de muitos brasileiros, mas nem todos sabem que ter um negócio próprio pode não ser tão simples. De acordo com dados do Sebrae, uma a cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano de operação no país, por isso, buscar referências com quem é especialista no assunto é muito importante.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, abrir o próprio negócio é algo que deve ser visto com seriedade e planejamento. “Muitas pessoas acreditam que terão mais tempo livre, que não precisarão se dedicar tanto, mas a verdade é que, para um negócio dar certo, é necessário muita dedicação”.
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Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, são muitos os desafios para quem está começando a empreender. “Desde a falta de experiência até a concorrência acirrada e o capital limitado, são diversos os obstáculos que devem ser contornados, mas é possível chegar onde se quer estando atento a alguns pontos essenciais”.
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Confira sete dicas preciosas das executivas para quem está abrindo o próprio negócio:
É preciso pesquisar detalhadamente o mercado em que se quer entrar antes de começar qualquer coisa. “Entenda o perfil dos clientes e suas necessidades, mapeie a concorrência e confira as tendências do setor”, sugere Mislene.
Antes de começar é preciso planejar. “Definir objetivos, estratégias e recursos necessários é fundamental para diminuir os riscos”, alerta Lidiane.
As executivas lembram que, normalmente, um negócio demora a dar lucro, por isso é preciso ter recursos suficientes para fazê-lo andar por um certo tempo.
Contar com um time que entenda o propósito do negócio e seja competente e confiável é algo de que não se pode abrir mão.
Conhecer os potenciais clientes e as suas necessidades é importante, assim como prestar um atendimento de excelência. “É preciso encantar para que o cliente volte”, avalia Mislene.
Um negócio que está começando precisa de exposição, por isso é necessário desenvolver uma estratégia que permita que o público-alvo seja atingido de forma eficaz.
Quem está começando não deve achar que sabe tudo sobre empreendedorismo, pelo contrário. “É preciso estar disposto a aprender o tempo todo, estudar, ouvir pessoas que já trilharam caminhos similares e estar atento ao que acontece no mercado. Apenas dessa forma o empreendedor poderá melhorar e crescer”, afirma Lidiane.
Mislene Lima é especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos é administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos.
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