Imagem por @fabrikasimf / freepik
Quem quer abrir uma franquia em 2023 em Minas Gerais tem muitas opções em segmentos e com opções de valores. “É preciso, entretanto, ficar atento à estrutura oferecida pela franqueadora, no que tange ao suporte ao franqueado; à concorrência na praça escolhida para implantação da unidade franqueada e aos documentos que regulam a relação entre o franqueador e o franqueado, que devem obedecer a lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil”, aconselha Thaís Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que atua há mais de 20 anos no sistema e é sócia da Novoa Prado Advogados.
Para quem tem valores menores ou maiores para investir, a regra é a mesma: todas as franqueadoras precisam seguir a legislação e ofertar a COF – Circular de Oferta de Franquia ao candidato pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato de franquia. “A franquia se baseia na transferência de know-how e, então, é importante que o franqueador ofereça treinamentos e ensine o franqueado a operar o negócio, afinal, ele está comprando a franquia justamente por ela já ter sido testada e os erros, minimizados”, orienta Kurita (foto).
Abaixo, segue uma lista de franqueadoras que oferecem modelos que vão de R$ 80 mil a R$ 400 mil e são associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising, a entidade que organiza o setor:
Leia também: Veja Cinco Motivos Para Investir Em Franquias Em 2023
A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas no Distrito Federal e em 15 estados brasileiros.
As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes. Existe a opção de o franqueado implantar, junto com a loja, uma clínica de emagrecimento e estética, a Viva na Medida, que reúne protocolos que reúnem tecnologia em aparelhos, nutrição e suplementação para resultados em emagrecimento. Numa franquia Dr. Shape, investem-se a partir de R$ 200 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 52 mil.
Leia também: Setor De Franquias Teve Crescimento 12,6% Com Faturamento De R$ 211,4 Bi Em 2022
A Lebriju é uma rede de acessórios de moda, com 13 lojas e quiosques próprios e franqueados em shoppings. A marca acaba de passar por um projeto de rebranding que a reposicionou de trouxe às lojas um design mais moderno e no conceito open space, que a deixou ainda mais próxima de suas consumidoras. O resultado foi surpreendente, colocando a marca como uma das mais diferentes e inovadoras do segmento de acessórios. Numa Lebriju, investem-se cerca de R$ 390 mil, já com a taxa de franquia. A marca tem interesse em abrir lojas em todo o Brasil, sempre em shoppings.
Leia também: Conheça Doze Franquias De Até R$ 50 Mil Para Começar O Ano Com Um Novo Negócio!
Maria Gasolina Express é uma rede de lojas de conveniência gourmet para condomínios residenciais e empresariais que tem como diferencial oferecer um ponto de encontro para os seus usuários: com um lindo layout, agrega serviços como área de convivência, wi-fi, ar-condicionado, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam se alimentar, se reunir e até trabalhar no local. Dentre outros destaques, a Maria Gasolina Express mantém parcerias importantes com grandes marcas, a exemplo da Nescafé, que permite oferecer máquina de café em todas as lojas. São 1.200 itens à venda nas lojas, cujo investimento médio numa microfranquia fica em R$ 80 mil, já com a taxa de franquia inclusa.
A The B-Burgers é uma das maiores redes de hamburguerias gourmet do Brasil, com 400 lojas inauguradas e em fase de implantação. Tem o chef Ítalo Bruno como criador de suas delícias e o humorista e influencer Carlinhos Maia dentre os sócios. Numa loja, investem-se cerca de R$ 350 mil, com taxa de franquia de R$ 52 mil inclusa. A expansão está aberta para todo o Brasil.
A rede de calçados e acessórios femininos, com 170 lojas voltadas aos públicos B e C, está no mercado desde 1989, franqueando a partir de 2001. Pretende fornecer à consumidora acesso a produtos de qualidade, com custo acessível e design inspirado nas principais tendências de moda no segmento de calçados e acessórios. Num modelo de loja Projeto Light, investem-se R$ 405 mil, com taxa de franquia, obras e instalações, capital de giro, projeto arquitetônico e estoque inicial inclusos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…