Negócios

Veja motivos para se contratar jovens aprendizes

Ao realizar ações de impacto social, empresas que seguem uma agenda ESG (em português, Ambiental, Social e Governança), contribuem ativamente para reduzir o desemprego. De acordo com dados recentes da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões. 

No entanto, algumas leis e ações de incentivo chegam para mitigar o cenário, como o programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei nº 10.097/2000, que padroniza a contratação estudantes com a mesma faixa etária citada no levantamento, entre 14 e 24 anos, desde que estejam matriculados em instituições de Ensino Fundamental, Médio ou que já tenham concluído os estudos. 

Leia também: Estagiário E Jovem Aprendiz Tem Direito De Receber O 13° Salário?

Assim, dada a importância da inclusão desses jovens no mercado de trabalho, Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees, elenca 5 motivos para contratar um Jovem Aprendiz: 

1 – Cumprimento da agenda ESG

Com a contratação desses jovens, a empresa se enquadra na agenda ESG. “Conseguimos perceber a preocupação das empresas  em relação ao contexto social do Brasil. Embora a contratação de jovens aprendizes seja exigida para empresas de médio e grande porte, dar oportunidade a um jovem no começo da carreira, seja como aprendiz ou estagiário, é o principal passo em direção a  responsabilidade social”, afirma o diretor.   

Leia também: Preciso Recolher Contribuições Previdenciárias De Jovens Aprendizes?

2 – Desenvolver talentos

Em geral, uma oportunidade como jovem aprendiz é o primeiro contato que um estudante tem com o mercado de trabalho, assim, a empresa contratante consegue capacitá-los e formar esses jovens para as áreas e funções que têm mais necessidade. O exemplo mais comum é a área de TI, que pelo déficit de profissionais já tem várias empresas atuando fortemente na formação das pessoas. É mais acessível formar e garantir pessoas alinhadas do que ir ao mercado e disputar profissionais caros e que muitas vezes não tem alinhamento com o propósito da empresa.

Imagem: standret / freepik

3 – Diversidade de ideias

Por estarem em início de carreira e terem realidades sociais diferentes, muitas vezes, os aprendizes trazem novas ideias e outras perspectivas. Essa pluralidade tem grande potencial de trazer mais dinamismo, diversidade e inovação para uma empresa.  

4 – Imagem fortalecida

Ao contribuir com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho e garantir a capacitação técnica deles, uma organização reforça sua imagem institucional e obtém o reconhecimento de clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. 

5 – Combate ao trabalho infantil

Como um incentivo do governo federal brasileiro, o Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo a inclusão dos jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho por meio de uma formação técnico-profissionalizante, com teoria e prática. É um modelo de contratação que tem grande potencial parao combater o trabalho infantil, a evasão escolar, o desemprego e até mesmo a criminalidade. 

Para mais informações sobre o tema, acesse o e-book “Lei do Jovem Aprendiz – Manual definitivo com tudo que as empresas precisam saber

A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos e programa Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

15 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

16 horas ago