Negócios

Veja o novo Consumidor desta era digital

O avanço da tecnologia tem provocado profundas mudanças dentro das organizações no que concerne às estratégias e canais de vendas dos seus produtos. Essa mudança tem acontecido, principalmente, em virtude do aumento substancial de um tipo de consumidor que tem buscado comodidade em suas compras, encontrando nos aplicativos e sites de vendas digitais a ferramenta ideal para atender a sua necessidade. Nesse sentido, as empresas estão investindo cada dia mais em tecnologia para disponibilizar seus produtos em ferramentas digitais simples e de fácil operação.

Esse consumidor moderno, altamente conectado, tem realizado suas compras pela internet em virtude da variedade de produtos e ofertas existentes nas plataformas e da praticidade de receber sua encomenda em sua casa, existindo ainda, em muitos casos, a opção de comprar de forma digital e retirar o produto na loja física. Todos esses fatores, sempre associados a facilidades na forma de pagamento, desde a simples emissão de um boleto até o uso de diversos cartões e opções de crédito, impulsionam cada vez mais o comércio pela internet.

Não se pode negar que a pandemia provocada pelo novo coronavírus contribuiu, sobremaneira, para a mudança nos hábitos de consumo e consequente aumento das compras digitais, principalmente durante o período de lockdown. Entretanto, essa tendência de crescimento já estava acontecendo em todo mundo há algumas décadas, associada também a chegada ao mercado de um público consumidor mais jovem, nativo da era digital. Essa geração, além de comprar bastante pela internet, tem influenciado seus familiares mais velhos e, muitas vezes, mais conservadores, a explorar novas alternativas de compras no mundo online.

É inegável que as compras digitais proporcionam várias facilidades para seus clientes, mas é importante estar atento para não cair em armadilhas. Para isso, é necessário observar a credibilidade da loja digital ao realizar as compras, checando se ela dispõe de sistema de verificação de segurança. Além disso, o consumidor precisa estar atento e adotar algumas precauções ao se cadastrar nessas lojas digitais. Uma dica importante é sempre tomar cuidado ao gerar senhas, essas precisam ser fortes e com elevado grau de segurança. Outro ponto fundamental, quando encerrar a compra, é preciso atentar-se sempre para a finalização da sessão. E você, leitor, já entrou na era das compras digitais? Conte-nos qual é o seu perfil.

Por Prof. Luciano Sousa de Castro, Administrador, Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia e Coordenador Geral dos Cursos de Gestão da Rede UniFTC e Unesulbahia.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

4 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

4 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

4 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

4 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

5 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

5 horas ago