No atual cenário do país, milhares de brasileiros estão na condição de inadimplentes, deste montante uma boa parcela está com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito. Muito disso, é resultado dos impactos socioeconômicos atrelados a pandemia da covid-19.
Diante desse contexto, tornou-se bastante pertinente entender certas questões que envolvem a condição de negativa, tais como: O que significa estar com o nome sujo? Quando isso acontece? e quais as consequências de possuir restrições no CPF.
Em resumo, estar com o nome sujo, é o mesmo que dizer que a pessoa está negativada junto aos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.). No geral, isto ocorre quando a pessoa deixa de pagar de dívida, todavia, isto pode se desdobrar de diversas maneiras. Veja alguns exemplos:
- Carnês de lojas atrasados;
- Não pagamento das faturas do cartão de crédito no prazo estipulado;
- Utilização de cheques sem fundo;
- Não pagamento de contas mensais, tais como: luz, água, aluguel, telefone, dentre outros serviços;
- Não honrar com os pagamentos de um empréstimo ou financiamento;
- Mediante a entrada de uma ação judicial feita pelo devedor.
Ao se enquadrar em alguma das situações listadas, o resultado será a aplicação de restrições no CPF do cidadão. Tal condição pode impactar de diferentes maneiras na vida da pessoa, enquanto cidadão e consumidor.
Nesta linha, além do estresse natural de estar devendo, a pessoa terá problemas como: dificuldade em contratar crédito, obstáculos para alugar um imóvel, baixo score nos órgãos de proteção, problemas para solicitar empréstimos e financiamentos, dentre outras consequências.
Saiba que em casos mais graves, ainda pode ter dificuldades em exercer sua plena efetiva cidadania, como poder ingressar em uma faculdade e ter o direito ao voto.
Como limpar o nome e não sujar de novo?
O primeiro passo, é consultar o seu CPF e estar ciente dos débitos abertos em seu nome. Isto pode ser feito de diversas formas, as mais populares, é acessando as seguintes páginas: Serasa, Cadastro Positivo do SPC Brasil e Quite já.
Feito isso, existem algumas dicas sobre atitudes que quando tomadas ao “pé da letra” irão lhe ajudar a limpar o seu nome e garantir uma boa gestão financeira. Confira:
- Primordialmente, renegocie suas dívidas. Em geral, as instituições devedoras estão sempre abertas a um acordo;
- Controle seus gastos e não comprometa mais que 80% de sua renda em dívidas. Faça anotações sobre boletos, contas e dívidas em aberto;
- Pague suas contas em dia. Esta parece óbvia, mas além de manter seu nome limpo, respeitar os prazos mensais aumentam seu score;
- Evite gastos desnecessários. Procure manter somente o que cabe no seu bolso, se preciso cancele alguns “luxos”, como planos de celular, serviços de streaming, dentre outras mensalidades;
- Atualize suas informações junto ao Serasa, SPC ou Boa Vista. Tal atitude cria uma boa reputação no mercado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp