Imagem por @rawpixel.com / freepik
O objetivo do e-commerce é trazer facilidade para os consumidores ao entregar uma interface fácil de navegar e atrativa, para que estes mesmos consumidores comprem seus produtos de forma online, sem precisar sair do conforto de casa. No entanto, existem muitos empreendedores que estão mais focados em gerenciar o funcionamento técnico do negócio, e acabam deixando a usabilidade de seu aplicativo ou site de lado, sem perceber que isso prejudica negativamente o retorno em vendas.
Segundo um levantamento feito pela SmartHint, apenas em 2022 os e-commerces do Brasil tiveram um faturamento de 785%, quando comparado com o ano anterior, e isso demonstra que o consumidor está ávido por fazer compras online e que o setor está em franca expansão, portanto negligenciar o desenvolvimento da interface do usuário pode causar desistências de compra e até migração para concorrentes.
A interface front end do aplicativo ou site é a vitrine do negócio, e é por ali que o consumidor vai explorar e descobrir os produtos anunciados, os descontos e as promoções. Por esse motivo, a interface deve ser intuitiva e fácil de utilizar, para que o consumidor não fique perdido ao acessar o e-commerce.
Transformar a interface em um ambiente agradável e atrativo faz com que os consumidores passem mais tempo investigando o site ou aplicativo; se a interface for aliada a um bom mecanismo de inteligência artificial, em poucos momentos, o consumidor pode começar a receber recomendações, de acordo com as preferências de buscas.
A primeira dica de investimento para a interface é tornar a marca do negócio reconhecida pelo público, e utilizar largamente o logo da empresa é uma maneira de deixar marcada na mente do consumidor. Outra dica muito importante é manter tudo sempre no mesmo lugar, ou seja, os botões que dão acessos a diferentes setores devem estar sempre posicionados da mesma maneira, para não deixar o consumidor confuso no momento de navegar na interface.
Uma interface otimizada e bem desenhada aumenta o número de conversões de vendas e evita desistências por dificuldades no momento da compra.
Além disso, é muito importante ter uma interface limpa e de fácil entendimento na fase de checkout de pagamento; manter a tela com as informações necessárias e todos os selos de segurança deixa o consumidor mais tranquilo para inserir as informações de cobrança.
Muitos empreendimentos que possuem uma interface visualmente poluída podem ser taxados como sites duvidosos pelos consumidores. Manter uma aparência moderna, concisa e intuitiva evita essa sensação por parte dos consumidores.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…