A Black Friday é um costume tipicamente americano que ocorre todos os anos após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nos EUA, grandes descontos são incorporados nas lojas e os consumidores formam filas igualmente grandiosas nas portas de diversos comércios. No Brasil, o costume foi sendo importado aos poucos e, atualmente, já é uma das datas mais esperadas do ano.
Mesmo tendo o mesmo nome e sendo baseados nas mesmas ideias, existem algumas diferenças entre a realização da data comercial nos Estados Unidos e no Brasil. Sophia Utnick, empresária brasileira que mora nos EUA, acredita que as alterações no evento se dão pela adaptação cultural. “Existem diferenças entre os tipos de produtos e o modo de compra que o brasileiro e o americano buscam na Black Friday”, explica.
De acordo com a empresária, uma das mais notáveis discrepância entre os dois países é a presença nas lojas físicas. “Nos EUA é tradição ir até as lojas para participar das promoções. Por isso, vemos filas enormes e lojas lotadas. Acho que como a data chegou no Brasil mais recentemente, o e-commerce ganhou uma certa prioridade”, opina.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é realizada durante 24 horas apenas. No Brasil, por sua vez, diversas lojas acabam estendendo o período de promoções pelo fim de semana inteiro, uma semana e até mesmo durante todo o mês de novembro. “É interessante como o brasileiro criou sua própria forma de impulsionar as vendas, porque nos EUA, as promoções realmente se concentram entre o Thanksgiving e a sexta-feira”, relata.
Sophia Utnick afirma ainda, que o foco do evento é diferenciado nos dois países. Para os norte-americanos, a Black Friday é uma oportunidade de fazer as compras de natal com preços melhores. Já o brasileiro enxerga a data como um dia bom para realizar compras pessoais de produtos mais caros. “É perceptível que o foco de muitos brasileiros neste dia está relacionado a produtos eletrônicos ou outras mercadorias de valor mais alto. Nos EUA, a ideia é comprar presentes adiantados para o natal, mas não necessariamente computadores, tablets ou celulares. Aqui também acontece o Cyber Monday, que é voltado para descontos na compra de produtos eletrônicos, caso as pessoas não possam comprar presencialmente na sexta, elas podem comprar online na segunda”, explica a empresária.
De família humilde, Sophia Utnick é uma empreendedora e paisagista conhecida nos Estados Unidos por suas empreitadas de sucesso.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…