Lojas físicas e principalmente as virtuais dependem quase que exclusivamente dos serviços de entrega e os tipos de fretes influenciam negativamente ou positivamente a própria venda.
Por isso é fundamental conhecer os serviços de entrega disponíveis bem como tomar algumas precauções para garantir a entrega.
A fidelidade do seu cliente consumidor depende de uma série de fatores diferentes: qualidade da mercadoria, preço, atendimento e também a entrega.
Por isso, saber o tipo de frete a ser utilizado por sua loja é imprescindível, pois influencia até mesmo em seu marketing junto ao consumidor final.
Neste artigo, vamos falar quais os 5 principais tipos de frete existentes, prazos versus frete e o frete junto aos correios e o perigo de não ter o produto disponível em seu estoque para garantir a entrega, por isso você vai precisa ter um sistema que auxilie o controle de estoque, não é mesmo? Acompanhe.
Basicamente, existem 5 tipos de frete disponíveis.
Cada uma dela tem seu lado bom e seu lado ruim, tanto para o empresário dono do negócio como para o consumidor. Confira:
O frete com desconto é um marketing poderoso para influenciar a compra por parte do cliente.
A possibilidade de estipular uma certa quantidade de produtos ou mesmo um valor mínimo para conseguir o desconto ou até mesmo o frete zero é uma arma de marketing importante.
Isto não só influencia a compra por parte do cliente como também coloca a sua loja à frente da concorrência, uma vez que, mesmo que o seu produto esteja com um preço um pouco maior, o desconto no frete vai valer a pena para o consumidor no final, que vai preferir comprar com você.
Cliente fiéis conseguem descontos no frete.
A ideia é muito parecida com a do item anterior e este cliente vai se sentir motivado a comprar mais e sempre com você, afinal, vai conseguir economizar no frete.
É o mais eficaz dos fretes.
No entanto, é necessário que você analise bem os custos deste tipo de frete.
Para o consumidor, ter a possibilidade de comprar o produto com frete zero é muito importante e garante sim a preferência deste diante de seus concorrentes, inclusive se o seu preço, como já dissemos, for maior.
O frete regionalizado já é utilizado pela maioria das lojas virtuais.
Além da região, a quantidade de produtos da mesma loja por envio também influencia no valor deste frete regionalizado.
Tudo vai depender do local físico onde a loja virtual estará despachando seus produtos.
Em geral, o frete para capitais e regiões metropolitanas é sempre menor.
Este tipo de frete também pode ser muito interessante para o consumidor, mas para o empresário, é necessária uma análise prévia.
Médias de quantidade, volume, preço e peso precisam ser muito bem verificadas antes de oferecer este tipo de frete.
Frete Brasil: você sabe como fuciona? Existem algumas maneiras de envio de seus produtos no Brasil, com seus respectivos fretes.
As principais são:
• Correios: é um dos mas usuais, por sua credibilidade e pontualidade. Quanto ao frete, os Correios possuem condições especiais para os e-commerces, o que se transforma em um ótimo negócio. É aconselhável firmar contrato prévio.
• Melhor Envio: é uma empresa que funciona como uma intermediária dos Correios e é uma ótima alternativa para quem possui volumes menores de vendas.
• Transportadoras: é uma ótima alternativa também, mas, no entanto, para optar por este tipo de entrega, já pensando nos tipos de frete, é preciso ter um volume considerável de vendas e entregas. O lado bom é que você fica livre do controle de pesos e medidas.
• FedEx: ele é muito útil, inclusive na questão dos fretes, para quem costuma enviar mercadorias para o exterior.
Os prazos podem ser uma das mais importantes variáveis na hora do gestor calcular o frete de entrega.
Ele também é influenciador na venda, onde prazos maiores podem sim dar a preferência para um concorrente, por exemplo.
Deste modo, prazo e frete estão diretamente interligados.
Aprofunde seu conhecimento no tema e veja 6 dicas para lidar com frete e prazo em seu e-commerce!
O cálculo do valor do frete por parte do gestor, como inclusive já dito logo acima, leva em consideração diversas variáveis.
Vai depender também de qual forma está sendo feito o envio, ou seja, pelos Correios, transportadora, etc.
É através destas variáveis que o gestor e/ou a transportadora conseguem calcular frete?
Saiba quais são as principais e mais utilizadas:
• O tipo de veículo que irá levar a carga;
• As dimensões e peso da carga;
• Praças diferentes e com distâncias variadas, bem como a acessibilidade ao local;
• Os prazos mínimos e máximos de entrega;
• Tributos e taxas a pagar;
• Seguros envolvidos. Considera-se aqui os riscos inerentes ao transporte desta ou daquela carga;
• Veículo irá voltar vazio ou não. Isto influencia no preço do frete;
• Valor do combustível;
• Toda a tecnologia aplicada ao veículo.
Para você que tem uma loja virtual, marketplace, etc., qual o melhor frete para E-commerce? Vamos tentar entender?
Mas, antes, conheça as vantagens de um ERP integrado ao e-commerce!
Os meios mais utilizados na maioria do Frete Loja Virtual é o PAC e o Sedex.
O PAC é a opção mais econômica e o SEDEX a mais rápida.
Se você não tiver nenhum contrato previamente firmado com os Correios para o despacho de suas mercadorias, existe uma forma prática de calcular quanto você irá pagar por cada envio no Frete dos Correios.
Basta acessar o site dos Correios.
A principal forma de frete expresso e também a mais conhecida é o SEDEX.
É importante sinalizar que o SEDEX considera o peso máximo de até 30Kg.
Dependendo da hora em que a mercadoria foi entregue aos correios, é possível, via SEDEX, que ela chegue ao destinatário no mesmo dia ou no dia seguinte até as 11hs.
Saiba mais no site dos Correios.
Para você estabelecer o frete fixo, será necessário considerar alguns indicadores:
• O tamanho do produto que será enviado (não pode variar muito);
• O preço deste produto;
• O peso do produto (que também não pode variar tanto).
É possível firmar um frete fixo com os Correios através de um contrato.
O Mercado Livre é um dos marketplaces mais poderosos e utilizados que existe.
O frete grátis Mercado Livre é disponibilizado em produtos acima de R$120,00.
Os produtos deste valor ou acima deste que não tenha frete grátis, terá no mínimo um desconto considerável.
Isto é bom para quem vende e para quem compra.
O consumidor precisa alcançar uma pontuação mínima para obter este benefício.
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Fonte: Gestão Click
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