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Veja qual o melhor tipo de frete para sua Loja Virtual

Lojas físicas e principalmente as virtuais dependem quase que exclusivamente dos serviços de entrega e os tipos de fretes influenciam negativamente ou positivamente a própria venda.

Por isso é fundamental conhecer os serviços de entrega disponíveis bem como tomar algumas precauções para garantir a entrega.

A fidelidade do seu cliente consumidor depende de uma série de fatores diferentes: qualidade da mercadoria, preço, atendimento e também a entrega.

Por isso, saber o tipo de frete a ser utilizado por sua loja é imprescindível, pois influencia até mesmo em seu marketing junto ao consumidor final.

Neste artigo, vamos falar quais os 5 principais tipos de frete existentes, prazos versus frete e o frete junto aos correios e o perigo de não ter o produto disponível em seu estoque para garantir a entrega, por isso você vai precisa ter um sistema que auxilie o controle de estoque, não é mesmo? Acompanhe.

Tipos de Frete: conheça os 5 principais

Basicamente, existem 5 tipos de frete disponíveis.

Cada uma dela tem seu lado bom e seu lado ruim, tanto para o empresário dono do negócio como para o consumidor. Confira:

O Frete com descontos

O frete com desconto é um marketing poderoso para influenciar a compra por parte do cliente.

A possibilidade de estipular uma certa quantidade de produtos ou mesmo um valor mínimo para conseguir o desconto ou até mesmo o frete zero é uma arma de marketing importante.

Isto não só influencia a compra por parte do cliente como também coloca a sua loja à frente da concorrência, uma vez que, mesmo que o seu produto esteja com um preço um pouco maior, o desconto no frete vai valer a pena para o consumidor no final, que vai preferir comprar com você.

Frete fidelizado

Cliente fiéis conseguem descontos no frete.

A ideia é muito parecida com a do item anterior e este cliente vai se sentir motivado a comprar mais e sempre com você, afinal, vai conseguir economizar no frete.

Frete gratuito

É o mais eficaz dos fretes.

No entanto, é necessário que você analise bem os custos deste tipo de frete.

Para o consumidor, ter a possibilidade de comprar o produto com frete zero é muito importante e garante sim a preferência deste diante de seus concorrentes, inclusive se o seu preço, como já dissemos, for maior.

Frete regionalizado

O frete regionalizado já é utilizado pela maioria das lojas virtuais.

Além da região, a quantidade de produtos da mesma loja por envio também influencia no valor deste frete regionalizado.

Tudo vai depender do local físico onde a loja virtual estará despachando seus produtos.
Em geral, o frete para capitais e regiões metropolitanas é sempre menor.

Frete com valor fixo

Este tipo de frete também pode ser muito interessante para o consumidor, mas para o empresário, é necessária uma análise prévia.

Médias de quantidade, volume, preço e peso precisam ser muito bem verificadas antes de oferecer este tipo de frete.

Frete Brasil: como funciona?

Frete Brasil: você sabe como fuciona? Existem algumas maneiras de envio de seus produtos no Brasil, com seus respectivos fretes.

As principais são:

• Correios: é um dos mas usuais, por sua credibilidade e pontualidade. Quanto ao frete, os Correios possuem condições especiais para os e-commerces, o que se transforma em um ótimo negócio. É aconselhável firmar contrato prévio.

 Melhor Envio: é uma empresa que funciona como uma intermediária dos Correios e é uma ótima alternativa para quem possui volumes menores de vendas.

• Transportadoras: é uma ótima alternativa também, mas, no entanto, para optar por este tipo de entrega, já pensando nos tipos de frete, é preciso ter um volume considerável de vendas e entregas. O lado bom é que você fica livre do controle de pesos e medidas.

• FedEx: ele é muito útil, inclusive na questão dos fretes, para quem costuma enviar mercadorias para o exterior.

Prazo e Frete

Os prazos podem ser uma das mais importantes variáveis na hora do gestor calcular o frete de entrega.

Ele também é influenciador na venda, onde prazos maiores podem sim dar a preferência para um concorrente, por exemplo.

Deste modo, prazo e frete estão diretamente interligados. 

Aprofunde seu conhecimento no tema e veja 6 dicas para lidar com frete e prazo em seu e-commerce!

Calcular Frete

cálculo do valor do frete por parte do gestor, como inclusive já dito logo acima, leva em consideração diversas variáveis.

Vai depender também de qual forma está sendo feito o envio, ou seja, pelos Correios, transportadora, etc.

É através destas variáveis que o gestor e/ou a transportadora conseguem calcular frete?

Saiba quais são as principais e mais utilizadas:

• O tipo de veículo que irá levar a carga;
• As dimensões e peso da carga;
• Praças diferentes e com distâncias variadas, bem como a acessibilidade ao local;
• Os prazos mínimos e máximos de entrega;
• Tributos e taxas a pagar;
• Seguros envolvidos. Considera-se aqui os riscos inerentes ao transporte desta ou daquela carga;
• Veículo irá voltar vazio ou não. Isto influencia no preço do frete;
• Valor do combustível;
• Toda a tecnologia aplicada ao veículo.

Frete para E-commerce: qual o melhor?

Para você que tem uma loja virtual, marketplace, etc., qual o melhor frete para E-commerce? Vamos tentar entender?

Mas, antes, conheça as vantagens de um ERP integrado ao e-commerce!

Frete Loja Virtual

Os meios mais utilizados na maioria do Frete Loja Virtual é o PAC e o Sedex.

O PAC é a opção mais econômica e o SEDEX a mais rápida. 

Frete dos Correios

Se você não tiver nenhum contrato previamente firmado com os Correios para o despacho de suas mercadorias, existe uma forma prática de calcular quanto você irá pagar por cada envio no Frete dos Correios.

Basta acessar o site dos Correios.

Frete Expresso

A principal forma de frete expresso e também a mais conhecida é o SEDEX.

É importante sinalizar que o SEDEX considera o peso máximo de até 30Kg.

Dependendo da hora em que a mercadoria foi entregue aos correios, é possível, via SEDEX, que ela chegue ao destinatário no mesmo dia ou no dia seguinte até as 11hs.

Saiba mais no site dos Correios.

Frete Fixo

Para você estabelecer o frete fixo, será necessário considerar alguns indicadores:

• O tamanho do produto que será enviado (não pode variar muito);
• O preço deste produto;
• O peso do produto (que também não pode variar tanto).

É possível firmar um frete fixo com os Correios através de um contrato.

Frete Grátis Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos marketplaces mais poderosos e utilizados que existe.

frete grátis Mercado Livre é disponibilizado em produtos acima de R$120,00.

Os produtos deste valor ou acima deste que não tenha frete grátis, terá no mínimo um desconto considerável.

Isto é bom para quem vende e para quem compra.

O consumidor precisa alcançar uma pontuação mínima para obter este benefício.

Agora que você sabe a importância do frete para sua loja virtual, teste grátis o Sistema de Gestão Empresarial GestãoClick e tenha o controle total da sua loja virtual – do estoque ao financeiro

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Fonte: Gestão Click

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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