O que mais se comenta no país atualmente é o aumento do salário mínimo para o ano que vem. Muitas promessas durante a campanha eleitoral foram feitas. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que no ano que vem, o trabalhador terá um aumento real no valor do salário.
De acordo com a equipe de transição do novo governo, o valor seria calculado acima da inflação. Além disso, também seria levado em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos cinco anos para que o cálculo fosse feito.
Leia Também: Como a destinação de parte do Imposto de Renda pode transformar vidas
Por enquanto ainda não existe um valor oficial para o salário mínimo de 2023. Até o momento, o atual ministro da economia, Paulo Guedes deu uma dica de qual será o valor do piso nacional para o ano que vem.
O ministro disse que haverá, sim, reajuste. O acréscimo será de, pelo menos, de acordo com a variação da inflação.
“Não há mudança de regra agora. É o que está valendo”, afirmou o ministro durante coletiva de imprensa após ter participado de um evento na Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, conforme informou o site do Ministério da Economia.
Guedes fez questão de dizer que “ninguém vai mexer com o salário mínimo e com os aposentados. Não tem isso de mudar regra para prejudicar o trabalhador”. O salário mínimo serve como base para reajuste de benefícios do INSS.
Leia Também: Revisão da Vida Toda é aprovada: Veja quem pode aumentar aposentadorias no INSS
O ministro da economia também disse que o governo do presidente Jair Bolsonaro estuda a possibilidade de promover ajustes no salário com ganhos reais, ou seja, acima da inflação acumulada.
Atualmente, o reajuste do salário mínimo e das aposentadorias segue a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O assunto também está sendo debatido na chamada PEC da Transição, que tramita no Congresso Nacional.
Servidores públicos
O ministro Paulo Guedes afirmou que também haverá reajustes nos respectivos vencimentos do funcionalismo público. Já que o servidor passou um tempo com o salário congelado, devido à pandemia da Covid-19.
Previsões para ano que vem
Existe uma previsão de aumento por parte do Governo Federal que deverá reajustar o salário mínimo em 6%. Deste modo, ele subirá de R$ 1.212 para R$ 1.284. A previsão foi divulgada na quinta-feira (17 de novembro), conforme o Boletim Macrofiscal liberado pela SPE (Secretaria de Política Econômica), do Ministério da Economia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp