O trabalhador que exerce atividade com carteira assinada tem direito ao abono salarial PIS/Pasep. Neste ano o governo liberou o pagamento do abono referente ao ano-base 2020, porém, milhares de pessoas ainda não retiraram o dinheiro. Elas terão até o dia 29 de dezembro para sacar a grana.
Agora, os trabalhadores estão se perguntando quando será pago o abono salarial 2023 referente ao ano-base 2021?
Leia Também: Urgência é aprovada para projeto que simplifica obrigações acessórias
Para receber o abono salarial PIS/Pasep 2023 referente ao ano-base 2021, é necessário que a pessoa tenha trabalhado pelo menos por 30 dias com carteira assinada no ano passado. Também sendo necessário cumprir outros requisitos:
O trabalhador das empresas privadas recebe o abono salarial pela Caixa Econômica Federal. E o Pasep pago aos servidores públicos é liberado pelo Banco do Brasil.
A expectativa é que o governo libere o calendário de pagamento no mês que vem, segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), responsável por gerenciar os recursos do PIS/PASEP.
De acordo com as novas regras do benefício, o pagamento do abono deverá ser feito para todos os trabalhadores entre os meses de janeiro e dezembro. Sendo assim, o calendário PIS/Pasep 2023 deverá ser lançado em janeiro.
Leia Também: Nova Reforma? Lula pode mudar regras de benefícios do INSS
Para receber o abono é preciso estar qualificado ou seja, estar de acordo com as regras. Será liberado o pagamento referente ao ano-base 2021 e também o residual de 2016 a 2020. O trabalhador poderá consultar informações de datas e valores, por meio do telefone 158 ou acessando a Carteira de Trabalho Digital. Também será possível realizar a consulta pela conta Gov.br.
O trabalhador com carteira assinada pode fazer a consulta também pelo aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Os servidores públicos vão poder também fazer a consulta através da central de atendimento do Banco do Brasil:
No que se refere às cotas do PIS/PASEP, a consulta dos valores pode ser feita através do aplicativo do FGTS (disponível Android e iOS), ou presencialmente em uma das agências da Caixa Econômica Federal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…