Imagem por @freepik / @rawpixel.com / INSS / editado por Jornal Contábil
O auxílio por incapacidade temporária (antes chamado de auxílio-doença) é destinado ao trabalhador que precisa se afastar do trabalho por motivo de acidente ou doença.
Desde agosto deste ano, alguns segurados podem solicitar o benefício sem precisar passar por perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Muitos especialistas consideram que a medida é boa pois diminui o prazo de espera para a concessão. Muitas vezes, o segurado precisa ficar numa longa fila, o que acaba atrasando o pagamento.
Essa demora do INSS em liberar o benefício para trabalhadores que não estão podendo exercer suas atividades laborais, acaba deixando a pessoa sem receber por um bom tempo.
Para ter direito ao auxílio por incapacidade temporária, é necessário estar contribuindo junto ao INSS e estar com algum problema de saúde que os impeça de exercer suas atividades.
Para o trabalhador contratado de uma empresa, o auxílio vai poder ser solicitado após 15 dias de afastamento. Isso significa que até essa data, a empresa deverá continuar pagando o funcionário normalmente. Depois disso, vai ser possível pedir o auxílio por incapacidade temporária.
Já os profissionais autônomos vão poder solicitar o benefício assim que tiverem o problema de saúde.
Em 25 de agosto de 2022, o Governo Federal publicou uma MP (Medida Provisória), que em 5 de setembro foi convertida em lei que autoriza a concessão do benefício sem perícia. Mas a regra não vale para todo mundo.
A dispensa do exame da perícia médica federal para requerimentos de Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença), só será possível nos casos quando a concessão ou não do auxílio esteja sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. O modelo já foi usado em 2020 e 2021 por causa das restrições da pandemia do coronavírus.
A análise documental sem perícia só será disponibilizada quando a fila para a perícia estiver superior a 30 dias. Basta enviar os documentos para análise documental, quando a opção estiver disponível.
Quando o trabalhador sofrer uma acidente, ele não poderá ser demitido por um ano a partir da data de retorno ao trabalho depois do afastamento. Neste caso, será necessário passar por perícia médica de forma presencial no INSS.
Já o auxílio por incapacidade temporária comum, não garante estabilidade. Ele poderá ser concedido sem perícia médica, só com a análise documental.
Primeiro deverá ser agendada a perícia médica pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo, disponível para Android ou iOS.
Neste caso, o trabalhador deve apresentar CPF, documento de identidade com foto, exames e documentos médicos. No entanto, se você precisar de um procurador ou representante legal, será preciso a apresentação de uma procuração ou termo de representação legal e um documento com foto e CPF do procurador.
Segundo o INSS quando você for enviar o atestado ou laudo médico, os documentos deverão estar legíveis, sem rasuras e ter as seguintes informações:
Em caso de dúvida, você poderá entrar em contato com o INSS ligando para o telefone, número 135 (de segunda a sábado das 7h às 22h).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…