De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mais de 45 mil segurados devem ser convocados para a reabilitação profissional do INSS. Neste caso, serão convocados as pessoas que estão recebendo o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Neste caso, quem não realizou a perícia médica pode ter o seu benefício interrompido.
Os segurados que passaram a receber o auxílio por incapacidade temporária (mais conhecido como auxílio-doença) por motivo de doença, acidente ou deficiência cuja perícia médica esteja vencida há mais de um ano, deverão ser convocados para passar por um pente-fino. A avaliação para ser observado se o trabalhador precisa continuar recebendo o benefício ou já pode voltar ao trabalho.
O cronograma havia sido suspenso pelo INSS devido a pandemia da Covid-19, porém, em setembro deste ano, ele foi reativado.
Leia Também: Concurso do INSS: Qual é a pontuação mínima para passar na prova?
Neste caso, os segurados deverão passar pela revisão até abril de 2023. A convocação será realizada de forma automática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os segurados serão convocados via e-mail, ligação telefônica ou mesmo carta/ofício entregue no endereço residencial cadastrado. Para isso, é necessário estar com os dados atualizados no Meu INSS.
De acordo com o INSS, em nenhuma hipótese, o órgão solicita dados pessoais do beneficiário ou senhas por telefone, já que o contato tem a finalidade de informar e agendar quem já se encontra na base de dados.
Você poderá acompanhar o andamento da convocação ou confirmar dados pelo aplicativo, disponível para celulares, ou diretamente na central de atendimento 135.
Após agendamento, você deverá comparecer pessoalmente no dia e horário marcado para ser realizado o exame médico. Lembrando que deverão ser comprovados por meio de laudo médico, os quadros clínicos que tenham sido agravados desde a última perícia médica.
O INSS informou que a intenção é verificar se o segurado já pode retornar ao mercado de trabalho.
“Ao ser encaminhada para o programa de reabilitação profissional, a pessoa passa a desenvolver atividades que ajudem na sua reintegração ao mercado de trabalho. Durante o período de um ano, também receberá um benefício. Caso este período seja insuficiente para a reabilitação profissional, ela continuará participando do programa mas, para isso, precisará também passar pela reavaliação da perícia médica a cada quatro meses”.
Leia Também: INSS: Tudo que você precisa saber sobre Aposentadoria Especial
O segurado que desejar informações completas sobre a convocação para a perícia médica do INSS deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Para tirar dúvidas você poderá ligar para a central de atendimento 135 (das 7h às 22h).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…
Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…