Essa é uma pergunta pertinente. Se esse é seu dilema no momento, saiba que a maneira como você cobra seus clientes pode revelar muito sobre o faturamento de sua empresa.
Para um pequeno negócio, vale ou não vale a pena realizar suas vendas por meio de cartões de débito ou crédito?
Acredite, a resposta para esta questão é um item estratégico.
Vantagens:
Desvantagens:
Vender no cartão gera um custo que é próprio desta modalidade de venda, e provavelmente é maior do que qualquer outra forma de pagamento.
Afinal, será preciso desembolsar com a aquisição ou aluguel da máquina, uma provável mensalidade, tarifas de instalação, manutenção e taxas por transação.
Mas será que todos esses custos são impeditivos determinantes para uma pequena empresa? Bom, os dados da pesquisa do SEBRAE sugerem que não.
Sobre os custos com as vendas no cartão, existem dois grupos de despesas:
1 – A escolha da máquina
2 – As taxas aplicadas
São três os principais modelos de máquinas oferecidos pelo mercado:
– Máquina convencional
Essa modalidade de máquina está ligada à rede elétrica e telefônica, recebe cartões com chip e tarjas magnéticas. Ela pode ficar localizada em um lugar fixo, em cima de um balcão, por exemplo, ou também numa versão móvel. Ela aceita um maior número de bandeiras e ainda pode agregar serviços adicionais como a recarga de celular.
– Leitor conectado ao celular
Para poder funcionar, vai depender da conexão com um smartphone, na maioria das vezes através da tecnologia Bluetooth, e é operada por meio de um aplicativo específico. É um aparelho pequeno e flexível, cabe até dentro do bolso.
– Máquina que conecta ao wi-fi
Esse tipo de máquina também se conecta à internet pelo wi-fi e possui um chip próprio para pacotes de dados, dispensando o uso de celular para efetivar qualquer transação.
Desta forma, algumas informações importantes:
1 – A máquina convencional não poderá ser adquirida, apenas alugada. Para fazer uso desse aparelho, será preciso arcar com dois custos, o da adesão e a mensalidade, ambos superiores a R$100,00.
2 – O leitor de cartão poderá ser adquirido e é possível encontrá-lo por valores entre R$200,00 e R$400,00. Não existe taxa mensal a não ser as relativas às transações.
3 – A máquina com conexão wi-fi não pode ser alugada. O valor da aquisição gira entre R$500,00 e R$800,00, a depender do modelo que varia e oferece uma variedade de recursos interessantes, como a possibilidade de enviar comprovante de transação via SMS.
Independente do modelo de máquina a se escolhido, todas possuem taxas:
Máquina convencional: Em relação ao valor da venda, 2% para as transações no débito e 2,5% no crédito. Para as vendas a prazo, existe uma tarifa para a abertura do parcelamento e outra sobre cada parcela, ambas em torno de 4%.
Leitor de cartão e máquina com wi-fi: Ambos possuem taxas semelhantes, 3% no débito e 4% no crédito. Quando a venda é parcelada, a taxa é de aproximadamente 3% sobre as parcelas.
Este é um dado importante na hora de analisar a opção de vender no cartão dentro de sua estratégia financeira e de vendas.
Quando a venda ocorre no débito, a maioria das operadoras libera o recurso em até um dia útil. Já no crédito, a prática mais comum no mercado é liberar os valores em até 31 dias corridos.
As operadas oferecem a possibilidade de antecipar os valores recebíveis, no entanto existem taxas que são aplicadas sobre essa solicitação.
Alguns dados importantes sobre uma pesquisa realizada pelo Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro, realizada em 2015 e elaborada pelo Banco Central:
A partir da leitura desses dados do Banco Central juntamente com a pesquisa da PwC, fica fácil perceber sobre a preferência do consumidor pelo cartão, cada vez mais crescente.
Listamos 8 pontos importantes que devem influenciar sua decisão:
1 – Avalie a necessidade de ter uma máquina de cartão;
2 – Pesquise qual modelo entre os disponíveis atende melhor o seu negócio;
3 – Após escolher o tipo de máquina, veja qual operadora tem as melhores taxas;
4 – Faça as contas e veja se o faturamento compensa os gastos com o aparelho;
5 – Confira se os prazos oferecidos são compatíveis com sua demanda;
6 – Confirme quais são as bandeiras aceitas e se elas atendem ao que seu cliente precisa;
7 – Verifique ainda se o equipamento é de fácil manuseio no dia a dia;
8 – Contate a empresa escolhida e se informe das exigências para adquirir ou alugar a máquina.
Ao longo deste texto, apresentamos algumas informações relevantes sobre a venda no cartão como possibilidade para sua pequena empresa. Optar por adotar ou não essa forma de pagamento é algo que depende do perfil de seus clientes, mas também das necessidades do seu negócio.
Ao avaliar todas as tarifas e ao compará-las com os ganhos a partir das vendas com cartão, o saldo no final será positivo? Qual o volume de vendas do seu negócio? Como se comporta a concorrência aí na sua região?
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