Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 64 milhões só no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Esse sucesso reflete também na parte comercial, sendo um dos maiores canais de vendas da internet, superando o Facebook.
Algumas informações importantes sobre a rede social, de acordo com o Instagram:
- É a rede em que os seguidores mais interagem com as marcas. Quando comparado ao Facebook, o engajamento dos clientes é 5 vezes maior;
- 80% dos usuários interagem com, pelo menos, uma empresa;
- 50% dos usuários seguem de volta uma empresa que os seguiu;
- 60% dos usuários dizem ter conhecido uma empresa pelo Instagram;
- 75% dos usuários se inspiram e reagem (seja interagindo com o perfil da marca, visitando o site ou até comprando um produto) após terem sido impactados por um post.
Os dados mostram que o Instagram é um ótimo canal para fazer negócios. Então para te auxiliar nessa jornada, o Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem o seu próprio site em apenas 15 minutos, ensina o passo a passo de como montar uma loja virtual e começar a vender na rede social. Confira!
1 – Crie uma conta no aplicativo
Você pode usar seu endereço de e-mail ou entrar com o Facebook. Se você já possui uma página de seus produtos no Facebook, é interessante cadastrar-se com essa conta para que suas redes sociais estejam conectadas.
Isso cria uma identidade visual para a sua marca, fazendo com que o usuário tenha uma boa experiência e consiga identificar sua loja com mais facilidade;
2 – Preencha seu perfil
Tenha uma descrição curta, mas que destaque os pontos mais importantes da sua marca. Aproveite para inserir a URL (link) do seu site.
Escolha uma foto que seja de identificação da sua marca. Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, então dedique tempo na escolha e elaboração da sua foto de perfil, pois ela será o seu cartão de visita.
Coloque o Instagram em modo público para que todos os usuários tenham acesso ao seu perfil;
3 – Poste conteúdo relevante
Preocupe-se em publicar conteúdos que vão além dos seus produtos ou marca. As principais formas de publicação no Instagram são fotos e vídeos, mas é importante também pensar nos textos que enriquecem o perfil. Então siga essas dicas:
- FOTOS – O Instagram foi criado para compartilhar imagens, por isso, ao anunciar produtos, é importante publicar fotos bem feitas, com ótimos enquadramentos e qualidade de resolução. Existem aplicativos de edição de imagens que podem ajudar a melhorar suas fotos, como Pic Stitch, Photo Grid e VSCO. Todos esses podem ser baixados gratuitamente. As fotos podem ser publicadas no feed, ou nos stories;
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- VÍDEOS – São ótimos formatos para educar os usuários a respeito do seu produto ou serviço e que permitem explicar as funcionalidades e particularidades do seu produto/serviço. Eles podem ser publicados no próprio feed, com duração de 60 segundos, ou nos stories, com duração de 15 segundos;
- TEXTOS – Não basta ter apenas vídeos e ótimas fotos. Você precisa descrever bem, e de forma clara, todo esse conteúdo. Nunca publique uma foto ou vídeo sem uma legenda, e lembre-se que ela precisa ser objetiva.
4 – Horário e periodicidade dos posts
Tente identificar quais são os momentos que seu público mais interage com o seu perfil e poste conteúdos nesses horários.
Mantenha seu perfil atualizado, e publique, no mínimo, três vezes por semana. Evite publicar mais de dois conteúdos por dia para não sobrecarregar o seu perfil;
5 – Transforme seu perfil pessoal em profissional
Obter um perfil comercial no Instagram é indicado para receber dados sobre os seus posts, além de ser super simples! Basta ir nas configurações e selecionar “trocar para conta profissional”. Depois toque em “mudar” para confirmar.
Para concluir a transição, você precisará integrar seu perfil do Instagram a uma fanpage no Facebook;
6 – Engage mais usuários no Instagram
Divulgue seu perfil em outras redes sociais como Facebook e Twitter, e faça com que os seus amigos de outras redes sociais conheçam o seu Instagram e se tornem seus seguidores. Mas não basta ter muitos seguidores, você precisa ter os seguidores certos.
Por isso, tenha cuidado com alguns artifícios para conseguir seguidores como comprar seguidores, esse é uma estratégia pouco eficiente e que não vai gerar resultados concretos.
Outro ponto importante é saber comunicar com as pessoas que têm interesse nos seus produtos/serviços. Então sempre responda aos comentários e mensagens enviadas de forma rápida e personalizada;
7 – Escolha o produto certo para vender no Instagram
Não são apenas as roupas e acessórios que podem ser vendidos no Instagram. Entretanto é importante definir bem o seu nicho de atuação para conseguir se destacar.
Por Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a abrir sua própria loja no Instagram
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