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Vendas no Instagram: 7 passos para alcançar o sucesso nas suas vendas

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo 64 milhões só no Brasil, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Esse sucesso reflete também na parte comercial, sendo um dos maiores canais de vendas da internet, superando o Facebook. 

Algumas informações importantes sobre a rede social, de acordo com o Instagram:

  • É a rede em que os seguidores mais interagem com as marcas. Quando comparado ao Facebook, o engajamento dos clientes é 5 vezes maior;
  • 80% dos usuários interagem com, pelo menos, uma empresa;
  • 50% dos usuários seguem de volta uma empresa que os seguiu;
  • 60% dos usuários dizem ter conhecido uma empresa pelo Instagram;
  • 75% dos usuários se inspiram e reagem (seja interagindo com o perfil da marca, visitando o site ou até comprando um produto) após terem sido impactados por um post.

Os dados mostram que o Instagram é um ótimo canal para fazer negócios. Então para te auxiliar nessa jornada, o Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem o seu próprio site em apenas 15 minutos, ensina o passo a passo de como montar uma loja virtual e começar a vender na rede social. Confira!

1 – Crie uma conta no aplicativo

Você pode usar seu endereço de e-mail ou entrar com o Facebook. Se você já possui uma página de seus produtos no Facebook, é interessante cadastrar-se com essa conta para que suas redes sociais estejam conectadas.

Isso cria uma identidade visual para a sua marca, fazendo com que o usuário tenha uma boa experiência e consiga identificar sua loja com mais facilidade;

2 – Preencha seu perfil

Tenha uma descrição curta, mas que destaque os pontos mais importantes da sua marca. Aproveite para inserir a URL (link) do seu site.

Escolha uma foto que seja de identificação da sua marca. Lembre-se que o Instagram é uma rede social visual, então dedique tempo na escolha e elaboração da sua foto de perfil, pois ela será o seu cartão de visita.

Coloque o Instagram em modo público para que todos os usuários tenham acesso ao seu perfil;

3 – Poste conteúdo relevante

Preocupe-se em publicar conteúdos que vão além dos seus produtos ou marca. As principais formas de publicação no Instagram são fotos e vídeos, mas é importante também pensar nos textos que enriquecem o perfil. Então siga essas dicas:

  • FOTOS – O Instagram foi criado para compartilhar imagens, por isso, ao anunciar produtos, é importante publicar fotos bem feitas, com ótimos enquadramentos e qualidade de resolução. Existem aplicativos de edição de imagens que podem ajudar a melhorar suas fotos, como Pic Stitch, Photo Grid e VSCO. Todos esses podem ser baixados gratuitamente. As fotos podem ser publicadas no feed, ou nos stories;
  • VÍDEOS – São ótimos formatos para educar os usuários a respeito do seu produto ou serviço e que permitem explicar as funcionalidades e particularidades do seu produto/serviço. Eles podem ser publicados no próprio feed, com duração de 60 segundos, ou nos stories, com duração de 15 segundos;
  • TEXTOS – Não basta ter apenas vídeos e ótimas fotos. Você precisa descrever bem, e de forma clara, todo esse conteúdo. Nunca publique uma foto ou vídeo sem uma legenda, e lembre-se que ela precisa ser objetiva.

4 – Horário e periodicidade dos posts

Tente identificar quais são os momentos que seu público mais interage com o seu perfil e poste conteúdos nesses horários.

Mantenha seu perfil atualizado, e publique, no mínimo, três vezes por semana. Evite publicar mais de dois conteúdos por dia para não sobrecarregar o seu perfil;

5 – Transforme seu perfil pessoal em profissional

Obter um perfil comercial no Instagram é indicado para receber dados sobre os seus posts, além de ser super simples! Basta ir nas configurações e selecionar “trocar para conta profissional”. Depois toque em “mudar” para confirmar.

Para concluir a transição, você precisará integrar seu perfil do Instagram a uma fanpage no Facebook;

6 – Engage mais usuários no Instagram

Divulgue seu perfil em outras redes sociais como Facebook e Twitter, e faça com que os seus amigos de outras redes sociais conheçam o seu Instagram e se tornem seus seguidores. Mas não basta ter muitos seguidores, você precisa ter os seguidores certos.

Por isso, tenha cuidado com alguns artifícios para conseguir seguidores como comprar seguidores, esse é uma estratégia pouco eficiente e que não vai gerar resultados concretos.

Outro ponto importante é saber comunicar com as pessoas que têm interesse nos seus produtos/serviços. Então sempre responda aos comentários e mensagens enviadas de forma rápida e personalizada;

7 – Escolha o produto certo para vender no Instagram

Não são apenas as roupas e acessórios que podem ser vendidos no Instagram. Entretanto é importante definir bem o seu nicho de atuação para conseguir se destacar.

Por Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a abrir sua própria loja no Instagram

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

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