Vendedor autônomo: Saiba como declarar o Imposto de Renda

Se você está pensando em se tornar um autônomo e conquistar sua independência profissional, é importante entender quais serão suas preocupações e responsabilidades nesse modelo de trabalho. Você sabe, por exemplo, como é feita a declaração do imposto de renda do vendedor autônomo?

É exatamente sobre esse assunto que falaremos neste post, explicando quando o imposto é ou não obrigatório e como realizar a declaração simplificada e a completa.

Pegue um cafezinho e acompanhe o texto!

O que é um vendedor autônomo?

No Brasil, o trabalhador autônomo é a pessoa física que trabalha por conta própria, ou seja, não possui qualquer tipo de vínculo empregatício com nenhuma empresa.

O vendedor autônomo, mais especificamente e como o próprio nome já diz, é o profissional que obtém seus resultados por meio dos seus próprios esforços na venda de quaisquer produtos, sejam eles nacionais ou importados.

Quando o imposto de renda do vendedor autônomo é obrigatório?

A regra para trabalhadores autônomos é a mesma dos trabalhadores formais e independe da origem dos seus ganhos. Isso quer dizer que se você possuir rendimentos acima de R$ 22.847,76 no ano de 2018, deverá declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Por ela ser diferente (não é uma declaração de pessoa jurídica), é importante que você saiba como utilizar o sistema da receita para inserir as informações da maneira correta e não acabar tendo problemas no futuro.

Como o vendedor autônomo deve declarar o IRPF?

Como mencionamos no início do texto, existe a declaração simplificada e a completa. Após entender como elas funcionam, você verá como decidir pelo modelo mais vantajoso para a sua situação.

Declaração IRPF

Para quem tem seus ganhos oriundos de cartões de débito/crédito de pessoa física e emite recibos, como o vendedor autônomo, a declaração deve ocorrer na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior.

Nesse caso, o profissional deve recolher mensalmente o imposto de renda por meio do programa Carne-Leão, informando seus ganhos. O programa calculará o IRPF e emitirá a guia DARF, que pode ser paga em qualquer banco.

No momento de preencher a declaração, você só precisará importar os dados do Carne-Leão para o programa Gerador da Declaração.

Caso receba de uma pessoa jurídica, é ela quem fica responsável por reter o IR na fonte, sendo necessário apenas informar os rendimentos, o nome e o CNPJ da empresa na declaração.

Declaração Simplificada e Completa

Na hora de preencher, também é preciso informar as despesas que podem ser deduzidas (saúde, educação, custos indispensáveis para obtenção da renda e manutenção da fonte, entre outras). Caso essa dedução represente mais que 20% dos seus rendimentos, você deverá optar pela declaração completa, pois o desconto obtido será maior.

Se não houver muitas despesas para deduzir, o melhor modelo a se escolher é o simplificado, já que ele utiliza um abatimento padrão de 20% sobre a soma de todos os rendimentos tributáveis do ano base.

Como podemos ver, não há segredos para fazer a declaração do imposto de renda do vendedor autônomo. Quando decidir virar seu próprio patrão, você certamente vai tirar essa tarefa de letra. Basta um pouco de atenção e organização para não se perder com as despesas e rendimentos.

Via Queria tanto

Ricardo

Redação Jornal Contábil

View Comments

  • Se o vendedor receber somente em dinheiro? Como vai fazer o carnê-leão?

  • I do believe all the ideas you've presented to your post.
    They are very convincing and can certainly work. Still, the
    posts are too short for novices. May you please prolong them a bit from subsequent time?
    Thanks for the post.

  • I am truly grateful to the owner of this website who has shared this wonderful post at here.

  • Sou vendedor autônomo, tenho máquina de cartão de crédito, de vez enquando um parente as vezes amigo pede para passar o cartão deles, eles usam o limite do cartão como forma de empréstimo. Nunca cobrei nada deles pelo serviço, nunca atentei pra uma porquê nunca declarei não sei como funciona.
    Como devo proceder, é crime fiscal usar o limite do cartão de crédito em forma de empréstimo?

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

2 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago