imagem por @chayanuphol / freepik
A aprovação do Refis para as empresas pequenas e para os MEIs foi considerada uma vitória, porém, o presidente vetou esse projeto e isso pode afetar o prazo de adesão ao Simples Nacional.
O prazo de adesão ao Simples Nacional se encerra no dia 31 de janeiro deste ano, mas por conta do veto ao Refis, existem membros do governo e representantes de empresas solicitando a extensão desse prazo.
Líderes do Simples Nacional e parlamentares tentam acalmar os empresários, que seguem preocupados após o veto do presidente Jair Messias Bolsonaro.
A pandemia causou muitos prejuízos para as empresas, afetando muito as empresas do Simples Nacional (microempresas e empresas de pequeno porte) e os MEIs (Microempreendedores Individuais).
No dia 16 de dezembro de 2021 essas empresas comemoraram a aprovação do Refis ( programa de parcelamento de dívidas tributárias) que ficou conhecido como Relp (Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional) por conta do público-alvo do programa.
Entretanto, após o veto presidencial os representantes dessas empresas ficaram sem saber o que fazer, mas esse veto pode alterar o prazo de adesão ao Simples Nacional, para que possíveis soluções apareçam.
O prazo de adesão ao Simples Nacional vai até o último dia útil de janeiro (31), e por conta do veto tem sido solicitada a prorrogação deste prazo, os defensores da prorrogação são integrantes do governo e representantes das empresas.
A mudança no prazo de adesão tem como finalidade dar mais tempo para acontecer uma negociação jurídica e legislativa após o veto do Refis.
Para que a adesão ao regime tributário do Simples Nacional aconteça, as empresas não podem ter pendências cadastrais e nem débitos tributários.
Os empresários tinham como estratégia aguardar sanção do Refis, para aderirem ao programa de parcelamento de débitos e se regularizarem, desta maneira eles poderiam optar pelo Simples.
Como mostramos, a prorrogação da adesão ao Simples Nacional é algo positivo para as empresas, que podem ter tempo para se organizarem e tentarem uma negociação das suas pendências.
O governo e os parlamentares estão avaliando buscar uma solução para o Refis, que contaria com a derrubada do veto presidencial pelo Congresso.
Porém, a prorrogação é uma decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), composto por representantes da Receita Federal, estados, municípios e contribuintes.
Agora os representantes das empresas devem aguardar e contar com que a prorrogação aconteça.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…