Imagem por @freepik / freepik
O mundo está cada vez mais tecnológico e a internet é onde recorremos para resolver assuntos burocráticos e até mesmo lazer. Quando o assunto é relativo a cartório, muitos serviços estão sendo agregados a fim de se evitar ter que ir presencialmente. Trata-se do cartório digital, que oferece muitas vantagens como a praticidade e economia de tempo.
A pandemia ainda veio para acelerar mais o processo e contribuir para que o cidadão não perca tanto tempo em filas e no deslocamento até o cartório.
O cartório digital nada mais é do que uma plataforma online que oferece serviços cartoriais, permitindo que as pessoas utilizem seus recursos, por meio do registro e certificação de arquivos e documentos eletrônicos pela internet. Isso é feito com o mesmo reconhecimento e autenticidade dos cartórios físicos, mas com muito mais agilidade e velocidade.
Com isso, a necessidade de se locomover fisicamente, enfrentar filas imensas ou imprimir inúmeras cópias será apenas uma lembrança de um passado recente, porém, pouco prático.
Na prática, o cartório digital funciona por meio de uma plataforma específica que permite a comunicação online entre o tabelionato e o usuário e conta com um certificado digital. Dependendo da solicitação, os serviços e documentos podem ser expedidos em questão de minutos ou horas, em formato eletrônico, enviados por e-mail aos solicitantes.
Os serviços são realizados completamente online, tornando o dia a dia mais ágil, facilitando a vida dos profissionais. Tudo pode ser feito remotamente, pelo computador. É muito importante frisar que os documentos gerados no ambiente virtual são tão válidos e seguros quanto os físicos, pois é utilizado os processos de criptografia.
Há um selo digital e um QR Code únicos, para que tudo seja reconhecido e autenticado. As tarefas administrativas e burocráticas se tornaram mais acessíveis. Com isso, desde que você tenha acesso à internet, tornou-se viável, de qualquer lugar do mundo, fazer uma solicitação, emitir certidões ou mesmo atualizar matrículas de imóveis.
O processo não costuma gerar problemas aos usuários. Será preciso um certificado digital, como o e-CPF, que pode ser requerido em uma autoridade certificadora. Isso garante a autenticidade e a integridade dos documentos.
Depois, o cidadão enviará os dados e solicitará os processos que deseja fazer, para que, em seguida, receba uma análise prévia do preço e os detalhamentos. Ao confirmar, será preciso acessar o software do cartório digital escolhido via web, confirmando sua assinatura. Feito esse procedimento, a pessoa receberá uma mensagem com o que foi solicitado devidamente validado.
Entre as principais opções de serviços, uma de maior destaque é com relação a documentação usada comumente no mercado imobiliário, como no financiamento de imóveis.
Sendo assim, a pessoa poderá solicitar a emissão de contratos, certidões de nascimento, casamento e óbito, declarações, escrituras públicas e assim por diante. Também é possível fazer consultas eletrônicas, legalizar procurações, emitir autorizações, perícias, traduções, procuração com firma reconhecida, registro de prontuário de funcionário e praticamente tudo que poderia ser feito em um cartório físico.
Enfim, cerca de 93% da totalidade dos serviços de cartório já estão disponíveis on-line. Atualmente, há mais de 150 serviços eletrônicos à disposição da população. Para acessar o serviço entre no site www.cartorioonlinebrasil.com.br que vão desde a consulta de registros, passando pelo pedido e busca de certidões, além do envio de documentos para o exterior.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…