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Você está pronto para o FGTS Digital? Quais as vantagens?

Uma inovação na legislação promete agitar o mercado de Recursos Humanos no início de 2024. Trata-se do FGTS Digital veio para facilitar a rotina das empresas.  A ferramenta se integrará ao eSocial, sistema criado pelo Governo Federal para agilizar a liberação de serviços e direitos do trabalhador. 

A sua  implementação está prevista para janeiro de 2024. O cronograma prevê uma etapa de testes que será também um período para os empregadores já irem se adaptando à nova sistemática de recolhimento do FGTS. 

Dessa forma, todos os empregadores que têm a obrigação de  recolher o FGTS devem ficar atentos às novas regras e buscar participar do período de testes. A previsão é que o período de testes se inicie em 16 de agosto e termine em 3 de novembro.

O FGTS Digital trará mudanças significativas na forma de cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS e na cultura dos empregadores, portanto, há necessidade de atenção redobrada para alguns detalhes, de forma a se evitar transtornos com a mudança que se aproxima.

Mas, afinal de contas, o que significa essa novidade? Como ela vai funcionar na prática? 

Acompanhe a leitura!

Leia também: Empresas Precisam Se Adequar Às Novas Exigências Do FGTS Digital

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma plataforma virtual de sistemas integrados. Já o objetivo da tecnologia, de acordo com o próprio Governo Federal, é integrar sistemas para gerenciar os mais variados processos sobre obrigações do FGTS. 

Assim, as empresas podem cumprir suas obrigações de forma muito mais simples e rápida, eliminando burocracias.

A sigla significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que, na prática, quer dizer uma garantia para trabalhadores demitidos sem justa causa.

E para que haja essa segurança, todo mês, as empresas precisam pagar a chamada (GRF) Guia de Recolhimento do FGTS. O valor vai para as contas da Caixa Federal correspondentes aos trabalhadores. 

A novidade, ou seja, a plataforma do FGTS vem justamente para substituir a (GRF) e unificar outros serviços em uma só plataforma que é o eSocial. 

Imagem: freepik / gov.br / editado por Jornal Contábil

Quais os serviços disponíveis no FGTS Digital?

Por meio da implementação desse novo sistema, tanto o empregado como o empregador tem uma série de serviços disponíveis. Para as empresas, será possível criar e personalizar boletos, realizar consultas, visualizar dívidas, optar por parcelamentos, solicitar reembolsos quando necessários, entre outros serviços que contribuem para otimizar a rotina de prestação de contas quanto ao FGTS.

Já para os colaboradores, é possível consultar os extratos, verificar seus depósitos, conferir atrasos, verificar transferências, empréstimos e ainda oferece acesso a diversos requerimentos necessários para a liberação do crédito.

Quais as vantagens do FGTS Digital?

Dessa forma, os benefícios são diversos. Veja a seguir: 

  • redução de custos adicionais pagos à arrecadadora do FGTS;
  • diminuição de gastos operacionais;
  • automatização de procedimentos por meio da digitalização de serviços;
  • mais eficiência aos serviços prestados aos empregados;
  • maior eficiência no gestão de dados e informações;
  • garantia de um banco de dados e de um sistema seguro para as empresas cumprirem suas obrigações quanto antes;
  • maior segurança no armazenamento e gerenciamento de dados;
  • maior base de informações para as empresas poderem tomar decisões estratégicas;
  • aumentar a transparência de processos relacionados ao FGTS;
  • melhorar a comunicação entre administração e administradores das empresas.

Como acessar o FGTS Digital?

Para acessar essa plataforma, é necessário utilizar o login de registro do site gov.br. Esse é um meio seguro e confiável para que qualquer usuário possa ter acesso a diversos serviços do Governo Federal, inclusive quanto aos registros do FGTS.

Com seu usuário e senha em mãos, é possível acessar todas as informações sobre sua conta, saques e demais aspectos relevantes. Vale destacar que para ter acesso a esses recursos é obrigatório ter uma conta gov.br com um nível de validação prata ou ouro.

Para a empresa, é possível realizar esse processo por meio de um certificado digital que deve estar vinculado ao CNPJ da corporação.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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