Photo by @prostooleh / freepik
Todo cidadão que recebe alguma pensão e aposentadoria, ou outro tipo de benefício do INSS é identificado através de um número de identificação, o mesmo é enviado através de uma carta quando o benefício é concedido.
Cada cidadão recebe um número diferente, com o objetivo de evitar que qualquer pessoa tenha acesso aos dados.
Caso você não tenha esse número, na matéria de hoje vamos te mostrar algumas formas para descobrir esse código de identificação. Acompanhe.
Este código é para o beneficiário consultar as suas informações, como data e pagamento, entre outros.
Na falta deste número é possível fazer este procedimento através do número do seu CPF.
Consulta do benefício através do CPF:
Para fazer um acompanhamento à distância o CPF é uma alternativa para os segurados não tem o número do Número de Identificação Social/NIS.
Vamos explicar as três maneiras de consultar o benefício pelo CPF que listamos acima.
Quando for realizar este procedimento pelo telefone informe o número do CPF e confirme seus dados, todo este procedimento tem por objetivo proteger seus dados.
A ligação é gratuita e não tem custos se for feita através de telefones fixos ou públicos, se a ligação for através de celulares o custo será equivalente a uma ligação local.
Neste aplicativo é possível solicitar vários tipos de serviços gratuitos, sendo conferir seus dados previdenciários, ou consultar o seu benefício, dentre outros.
O site da previdência também é uma escolha para os segurados que precisam consultar o benefício, para prosseguir com o atendimento é necessário clicar na guia INSS no topo da página e no menu à esquerda, escolher a opção “Consulta de situação de benefício”, logo depois clique no botão “Acompanhar Pedido” , sem seguida a página será redirecionada para o Meu INSS.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…
A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…
O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…
O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…
Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…
O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…