Chamadas

Você sabe do que se trata a matrícula do imóvel? Entenda

A matrícula do imóvel nada mais é que um documento no qual é comprovado que determinada pessoa é, de fato, proprietária do imóvel. Em outras palavras, ele individualiza a propriedade, de modo que a matrícula é o CPF do imóvel. 

Neste sentido, na matrícula constará quem é o dono do terreno ou bem imóvel, além de possuir um número de identificação, averbação do imóvel e os atos de registro. O documento poderá ser solicitado no cartório em que a propriedade foi registrada, ou por meio do serviço ‘online’ “cartório 24hrs”, todavia, em ambos os casos, será necessário saber o número da matrícula. 

No que diz respeito a abertura da matrícula, ela acontece mediante a apresentação de algum título, seja um contrato de compra e venda ou uma escritura pública. Desta forma, o processo previsto em algumas situações, confira: 

Photo by @pressfoto / freepik
  • Quando do primeiro registro diz respeito ao imóvel localizado na circunscrição do respectivo Registro Imobiliário;
  • Quando não há mais espaço nos livros anteriores do cartório para transcrição da transmissão do imóvel e eventuais anotações;
  • Quando houver fusão ou unificação dos imóveis matriculados, de modo a excluir às duas escrituras referentes ao imóvel e assim criar outra matrícula;
  • Quando é alterado a finalidade do imóvel, como, por exemplo, o imóvel passou de comercial para residencial, ou vice-versa;
  • Quando essa providência for de interesse da Serventia, o que deverá ser feito sem qualquer custo para os interessados. Esta situação ocorre quando o Oficial toma a iniciativa de abrir matrículas sem qualquer motivo que o obrigue a realizar o processo, bem como em casos de parcelamento do solo, nos quais o Oficial pode optar pela pronta abertura de matrículas.
  • Mediante a solicitação do proprietário. Neste caso ele deverá arcar com todos os custos que envolvem todos os atos registrais.

Cabe salientar, que o custo da matrícula de imóvel é tabelado, ou seja, o preço redigido por lei e deve ser obedecido por todos os cartórios. Confira a tabela de emolumentos.

Importante! Não se deve confundir a matrícula com a escritura pública, sendo esta segunda um documento que serve para comprovar a compra e venda de um imóvel entre os envolvidos. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

4 minutos ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

15 minutos ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

2 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

3 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

4 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

4 horas ago