Photo by @freepik / freepik
Na matéria de hoje vamos explicar o que é aposentadoria híbrida ou mista, já adiantamos que o mesmo é um benefício criado para amparar os trabalhadores do campo que migraram para os centros urbanos ou ao contrário.
Continue conosco e entenda este tipo de aposentadoria.
Esta categoria permite a soma do período de atividade rural ao de atividade urbana para cumprir os requisitos exigidos para a concessão do benefício e se tratando da carência é no mínimo 180 meses.
Para você entender melhor, as pessoas que trabalhavam em atividades rurais e que migraram para a cidade e o mesmo não possui tempo de carência suficiente para requerer o benefício, é possível utilizar este período para completar o referido requisito.
Com isso a soma do tempo de serviço no campo ao tempo de contribuição comum, ele poderá alcançar a carência necessária para ser concedido o benefício.
Isto vai variar de acordo com a época em que o segurado adquiriu direito ao benefício, se foi antes ou depois da reforma da previdência, levando em consideração a alteração das regras com o advento da EC de n° 103/2019.
Os requisitos eram:
Então o segurado que cumpriu seus requisitos até a data da Reforma da Previdência, 13/11/2019 , poderá requerer a prestação previdenciária pautada nas regras antigas, é o famoso direito adquirido.
Os novos requisitos são:
Para as mulheres existem as regras de transição, portanto a idade mínima inicial é de 60 anos, porém, ocorrerá um aumento progressivo de 6 meses por ano a partir de 2020 e chegará aos 62 anos apenas em 2023.
Não é necessário que o segurado esteja exercendo atividades rurais para requerer o benefício.
Portanto, o trabalhador pode ter iniciado sua vida laborativa como trabalhador rural e continuando como urbano.
É necessário estar na qualidade de segurado ?
É irrelevante o segurado estar ou não na qualidade de segurado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…