Imagem por @katemangostar / freepik
Vamos falar sobre o Lucro Presumido? Afinal, abaixo do Simples Nacional, o Lucro Presumido é o regime tributário com mais empresas optantes, no Brasil. O Simples Nacional é o mais escolhido por micro e pequenas empresas. No entanto, o Lucro Real gera o cumprimento de mais obrigações acessórias. E por fim, vem o Lucro Presumido.
Portanto, em resumo, são 3 regimes: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Mas, continua lendo esse artigo e entenda tudo que precisa saber sobre Lucro Presumido.
Lucro Presumido, como o nome já diz, é um regime tributário onde cobrança de impostos se baseia em um lucro estimado da empresa. Por isso, é uma forma simplificada de apurar e recolher tributos. Ou seja , é conhecido por simplificar o recolhimento dos principais tributos federais: o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Então, ao se enquadrar no Lucro Presumido, o empresário paga os impostos com base em uma margem de lucro estimada para o seu negócio. Essa margem varia entre 8% e 32% do faturamento. Desse jeito fica mais fácil calcular os tributos e se manter em dia com a Receita Federal.
Considerando os quatro principais tributos federais, as alíquotas são:
Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) | 15% |
Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) | 9% |
Programa de Integração Social (PIS) | 0,65% |
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) | 3% |
Essas alíquotas são aplicadas sobre a parcela de presunção, ou seja, o lucro definido pelas porcentagens do Lucro Presumido. No caso, as apurações do IRPJ e CSLL são feitas trimestralmente, enquanto as do PIS/COFINS, mensalmente.
A tabela do Lucro Presumido é um documento divulgado pelo governo que contém os percentuais de presunção de lucro para cada tipo de empresa, também chamados de alíquotas de presunção.
Todas essas categorias são obrigadas a adotar o Lucro Real como regime tributário. Ou seja, não podem ser enquadradas no Lucro Presumido nem no Simples Nacional.
E ai, conseguiu entender bem o Lucro Presumido? E caso precise saber mais ou de uma consultoria mais direta, entre em contato com a Facilite.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Original de Facilite
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…