Designed by fernandoks / istockphoto
Ser MEI tem muitas vantagens, com toda essa crise que estamos vivendo em meio a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que se reinventar e com isso a maioria dos brasileiros começaram a investir no seu próprio negócio.
Hoje vamos explicar para você quanto custa abrir um MEI. Continue conosco e entenda.
A pandemia fez com que muitos empreendedores informais se regularizassem por meio do registro MEI (Microempreendedor Individual).
A regularização do MEI é para os pequenos empresários, pois, com essa regularização eles podem desfrutar de uma carga tributária mais baixa para facilitar o acesso aos benefícios.
O microempreendedor Individual faz as suas contribuições mensal para o Simples Nacional, que é o meio responsável pela fiscalização e cobrança de tributos que são aplicados às empresas de pequeno porte.
De acordo com o novo salário mínimo de R $ $ 1.100, os valores mensal do DAS mudaram, sendo:
Lembrando que dentre esses impostos, está aquele destinado ao INSS, sendo de 5 % referente ao salário mínimo vigente.
Portanto as contribuições mensais sofrem alterações com o reajuste do salário mínimo.
O pagamento é feito sempre no dia 20, se não for efetuado o pagamento nesta data, o empreendedor poderá ter consequências como o cancelamento do CNPJ e dívidas no CPF do microempreendedor.
Para que você não tenha dores de cabeça, tente manter seus pagamentos em dia, pois, isso te garantirá benefícios como emitir notas fiscais, ter acesso à créditos, fazendo com que o seu negócio cresça.
Para ser MEI é necessário que o seu faturamento seja de até R $81 mil por ano, sendo necessário também que o microempreendedor não tenha nenhuma participação na empresa, não podendo ser sócio, proprietário ou administrador.
Um ponto importante também é que o MEI só poderá contratar no máximo um funcionário.
Se você estiver dentro de todos esses requisitos que citamos acima, agora basta você fazer seu cadastro pelo Portal do Empreendedor, sendo necessário informar dados pessoais, contato, endereço, dados da conta Brasil Cidadão.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…