Você tem monitorado a saúde da sua empresa?

Você costuma ir ao médico uma vez ao ano para fazer um check-up? Assim, como o corpo humano, uma empresa também necessita de monitoramento para manter a saúde do negócio como um todo.

As interrupções das operações em uma empresa podem resultar em prejuízos milionários e o monitoramento está transformando a maneira como as empresas garantem a saúde integral de seus negócios. Esse foi um dos temas discutidos durante a Zabbix Conference LatAm, que ocorreu em São Paulo, nos dias 07 e 08 de junho. Com 300 participantes no local e uma audiência de mais 5.000 pessoas no YouTube, o evento abordou a importância da observabilidade e não apenas monitorar componentes individuais, mas oferecer uma visão holística do sistema, antecipando problemas e identificando novas oportunidades de negócio.

Leia também: DIRBI: prazo de envio até dia 20. Multas podem impactar sua empresa

A observabilidade proporcionada pelo monitoramento permite uma visibilidade completa do negócio, possibilitando uma identificação proativa de anomalias e pontos de melhoria. Isso vai além do monitoramento tradicional de TI, oferecendo às empresas insights para aprimorar processos e melhorar a eficiência operacional.

Por exemplo, uma empresa de e-commerce pode usar uma ferramenta como o Zabbix para monitorar o desempenho de seu site e detectar lentidões ou interrupções antes que afetem os clientes. Além disso, através da análise dos dados de acesso e comportamento dos usuários, a empresa pode identificar oportunidades de otimização, como melhorar a velocidade de carregamento das páginas mais visitadas ou ajustar campanhas de marketing em tempo real para maximizar as vendas.

Com o monitoramento, as empresas têm a capacidade de antecipar problemas antes que se tornem críticos. A plataforma utiliza a análise de dados e tendências para prever falhas e agir preventivamente, minimizando interrupções e otimizando operações. Além disso, os insights fornecidos por ferramentas de monitoramento ajudam a identificar novas oportunidades de negócio, promovendo uma cultura de inovação baseada em dados.

DADOS RECENTES

A recente pesquisa, realizada pela IDC Brasil (International Data Corporation) e patrocinada pela Zabbix, intitulada “A Jornada de Monitoramento de TI em Organizações Latino-Americanas para Decisões Baseadas em Dados” destaca a importância do monitoramento contínuo para a tomada de decisões informadas. De acordo com o documento, 87% das organizações na América Latina reconhecem que a observabilidade é fundamental para a saúde dos negócios. As empresas que implementam soluções de monitoramento como o Zabbix relatam uma redução significativa em paradas não planejadas e uma melhoria na capacidade de resposta a incidentes.

Além disso, o estudo revela que as empresas que adotam o Zabbix não apenas melhoram sua resiliência operacional, mas também aumentam sua capacidade de inovação. Com uma visão clara e abrangente do ambiente de TI é possível identificar áreas de melhoria contínua e promover uma cultura de inovação.

Leia Mais: MEI: prazo para cadastro no DET termina este mês para não levar multa

“Na Zabbix, estamos comprometidos em fornecer às empresas as ferramentas necessárias para não apenas monitorar, mas compreender e otimizar completamente seus ambientes de TI. Nossa abordagem de observabilidade permite que os negócios se antecipem a problemas e explorem novas oportunidades com base em dados reais,” disse Luciano Alves, CEO da Zabbix LatAm. “Estamos orgulhosos de ver como nossas soluções estão ajudando organizações na América Latina a alcançar novos patamares de eficiência e inovação.”, completa Alexei Vladishev, CEO & Founder, Zabbix, Letônia.

“Não é possível manter uma empresa saudável, quando falamos em sustentação de tecnologia, sem monitoramento. A observabilidade contínua é essencial para garantir a resiliência, a inovação e o sucesso sustentável nos negócios”, completa Alves.

Sobre a Zabbix

Fundada em 2005 por Alexei Vladishev, a Zabbix é líder no desenvolvimento de soluções de monitoramento open source para redes, servidores e serviços. Seu software homônimo, uma plataforma 100% open source, permite a coleta, análise e monitoramento de dados em tempo real, auxiliando empresas de todos os tamanhos e setores a gerenciar e otimizar suas infraestruturas de TI.

Com escritórios em várias regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e Letônia, a Zabbix atende milhões de usuários globalmente. Desde setembro de 2020, a empresa também possui dois escritórios na América Latina, localizados no Brasil e México, reforçando seu compromisso com o atendimento aos países latino-americanos.
A Zabbix é amplamente utilizada por instituições governamentais e empresas líderes em telecomunicações, finanças, educação, varejo e saúde, com uma em cada cinco organizações do ranking Fortune 500 Global confiando em suas soluções. A empresa oferece uma gama completa de serviços, incluindo consultoria, soluções turnkey, subscrição 24/7 e programas de capacitação profissional.

Para mais informações, acesse: www.zabbix.com.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

28 minutos ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

39 minutos ago

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

13 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

16 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

23 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

23 horas ago