Imagem por @rawpixel.com / freepik
Então surge aquela oportunidade de viajar para um outro país e você começa a fazer planos. Ou então surge uma chance de trabalhar no exterior que você tanto almejava. Daí você se dá conta que será preciso tirar o passaporte. Trata-se do principal documento para quem sai de um país para outro. Mas seu nome está nos órgãos de proteção ao crédito. E agora?
É certo que estar com o nome sujo pode restringir uma pessoa de diversas maneiras. A situação pode gerar diversos prejuízos, como dificuldades em conseguir crédito, um score do Serasa baixo ou opções de crédito suspensas. Mas isso influencia também na hora de tirar o passaporte?
Vejamos a seguir:
Segundo as regras brasileiras emitidas pela Polícia Federal, qualquer brasileiro natural ou naturalizado e que não tenha uma proibição da Justiça pode ter acesso ao passaporte. As únicas restrições são:
Como foi visto acima, o nome sujo não impede ninguém de tirar passaporte. Além disso, trata-se de um direito adquirido pela Constituição Federal Brasileira. Em suma, uma pessoa não pode ser impedida de ir e vir pelo fato de estar com o nome sujo.
Porém, é importante ter atenção nos gastos da viagem e com o planejamento financeiro para não acabar com mais dívidas. Para aqueles que desejam tirar o visto, assim como o passaporte para pessoas com nome sujo, não existem interferências. Além disso, os consulados de outros países não costumam consultar os Órgãos de Proteção ao Crédito, como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
O único tipo de verificação financeira realizada na hora da solicitação do visto é se o viajante tem rendimentos mensais que comprovem a possibilidade de se manter no país de destino pelo tempo que está indicado na solicitação de visto.
Obter cartão de crédito para realizar uma viagem pode ser mais difícil com o nome sujo. Principalmente porque é feita a análise de crédito para saber se é um bom pagador ou não.
Apesar disso, existem instituições financeiras que oferecem opções para negativados. Contudo, é importante que se tomem providências para regularizar a situação do seu CPF.
A pessoa pode não ter problemas para tirar o passaporte, mas pode ter complicações para obter o visto de entrada no país estrangeiro se estiver com o CPF irregular. Isso acontece quando:
Se você não se enquadra em nenhum desses problemas citados acima, pode viajar tranquilamente. Seu passaporte não pode ser negado apenas por suas pendências financeiras. Boa viagem e cuidado com os gastos!
ANA LUZIA RODRIGUES
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…