De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, a quantidade de mensagens trocadas por WhatsApp durante a pandemia, que começou em março de 2020 no Brasil, está em crescimento constante.
Apenas nos três primeiros meses de 2021 o uso do aplicativo aumentou em 251% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
A popularidade crescente não acomodou os desenvolvedores no app e agora parecem querer conquistar ainda mais empresários para o aplicativo, que já oferece a vantagem de estar no celular de 99% dos brasileiros, o que é atrativo para comerciantes que querem estender sua capacidade de atendimento ao cliente.
Novas funcionalidades que devem beneficiar os e-commerces foram adicionadas à versão Business do WhatsApp, o que já indica que a expansão no número de usuários pode crescer ainda mais nos próximos meses.
Integração e relacionamento com clientes
Com a nova atualização do WhatsApp Business – versão do WhatsApp para empresas –, os empreendedores com seus negócios cadastrados na ferramenta terão ainda mais recursos para conseguir criar um relacionamento com os consumidores, tornando-o ainda mais pessoal e personalizado.
Neste contexto, é possível aumentar sua taxa de fidelização.
No caso das lojas, além das funcionalidades anteriores, como criar mensagens automáticas sobre horário de funcionamento e outras informações básicas, os varejistas poderão ainda criar um feed com os produtos disponíveis para oferecer ainda mais rapidez aos clientes.

A plataforma pode integrar, ainda, um método de multicanalidade, onde a empresa se faz presente pelas redes sociais, sites, chat e telefone.
A técnica apresenta maior flexibilidade operacional e por ter uma comunicação mais estratégica e específica, com foco no público-alvo.
Por estar à mão de quase todos os brasileiros que possuem smartphones, o Whatsapp é um dos canais que devem receber atenção.
Com isso, o consumidor pode ser melhor amparado em caso de dúvidas pontuais.
Respostas ainda mais automatizadas e rápidas
Há, ainda, a integração com o Whatsapp API – sigla que, em português, significa Interface de Programação de Aplicações, ou seja, um conjunto de funções que permite que a empresa abra as conversas em outros softwares –, onde há a possibilidade de informar dados sobre o andamento do pedido do consumidor, por exemplo.
Também há a opção de responder a perguntas de múltipla escolha que levam às informações desejadas, sem nem mesmo ter de digitar uma pergunta.
Assim, o cliente terá respostas mais rápidas e precisas sem precisar esperar o atendimento de um funcionário humano.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp