WhatsApp para contadores: como usar a ferramenta

Um negócio de sucesso deve estar atento à tecnologia, não importa a sua atividade. É por isso que você precisa saber como usar o WhatsApp para contadores. É a chance de aproveitar essa ferramenta a favor da sua empresa contábil. Neste artigo, vamos explicar a proposta e trazer dicas para ajudá-lo nesse desafio.

O que é e como funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados tanto na Google Play Storequanto na Apple Store, lojas dos principais sistemas operacionais. Isso já mostra o quanto a comunicação pela internet está em alta.

Nesse cenário, surgiu o WhatsApp Business, voltado exatamente para atender as necessidades das pequenas empresas, facilitando a relação com os clientes.

Como já dito, a novidade se encaixa bem em qualquer empresa. Por que, então, não aderir à tecnologia nas empresas contábeis?

Com o WhatsApp para contadores, você pode:

  • Criar um perfil totalmente comercial, informando o nome da empresa, o tipo de serviço, o endereço, o site, o e-mail e o horário de atendimento;
  • Enviar respostas automáticas baseadas nas mensagens que você mais envia para os clientes;
  • Obter informações estatísticas de quantas mensagens você recebeu, quantas foram enviadas, entregues e lidas;
  • As funcionalidades do WhatsApp tradicional também permanecem, como o acesso pelo navegador da internet, criação de grupos e postagem de status.

Logo, suas funcionalidades podem ser aplicadas pelas empresas de contabilidade, especialmente para aquelas que querem se tornar digitais.

Contudo, é importante saber usar o WhatsApp para contadores para atrair clientes e gerar vendas. Ou seja, usar as estratégias de marketing de forma positiva.

Como usar o WhatsApp para contadores

Afinal, como as empresas de contabilidade podem usar WhatsApp? Para você começar a bolar seu plano de ação, separamos algumas dicas especiais. Confira!

1. Defina onde e como o app será usado

O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para agilizar os atendimentos e as solicitações. Assim, você pode atender as dúvidas dos seus clientes com mais desenvoltura.

Com o WhatsApp para contadores é possível dar atenção a todas as demandas, começando por aquelas pequenas que fazem parte do dia a dia de todo escritório de contabilidade, como auxiliar seu cliente a resolver problemas na emissão de uma nota fiscal.

Além disso, usar esse aplicativo permite que você atenda ao cliente de maneira mais personalizada, moldando o diálogo de forma que fique mais humanizado. Isso, por si só, já é um grande diferencial.

Entretanto, é preciso que o objetivo do WhatsApp Business seja atendido. Por isso, responda de maneira objetiva e breve. Isso evita conversas que tirem o ar de profissionalismo que a ferramenta deve passar.

2. Utilize o WhatsApp para contadores de maneira correta

Vale ressaltar a necessidade de responder às solicitações o mais rápido possível. É exatamente essa a vontade do cliente quando entra em contato com seu escritório através do aplicativo.

Quando não estiver disponível, utilize a ferramenta de respostas automáticas. É válido para informar que você está ocupado no momento. Se preferir, envie uma mensagem de boas-vindas, perguntando ao cliente o que ele deseja, agilizando seu atendimento.

Além disso, é de extrema importância que a comunicação seja realizada de forma rápida. Em uma pesquisa realizada pela Yourviews foi constatado que responder às dúvidas dos clientes em 2 ou 3 horas dobra a probabilidade de efetivar uma venda.

Porém, quando ocorre demora na resposta, a probabilidade de fechamento cai para 8%. Por isso, se você deseja aumentar a sua carteira de clientes em 2018, invista na agilidade e qualidade do atendimento.

3. Realize as vendas

O WhatsApp Bussines também é uma ótima ferramenta para você realizar vendas. E não é à toa que, antes mesmo dessa versão, ele era usado por vendedores de todos os âmbitos.

Mas como aplicar isso no setor de contabilidade?

Se o seu escritório possui um site, com certeza você deve trabalhar com geração de leads, o que torna mais ágil entrar em contato com o cliente. Nesse caso, o cliente já buscou o seu contato e fica muito mais fácil responder às solicitações oferecendo uma solução. Assim, você faz um uso correto e coerente do WhatsApp para contadores.

Uma abordagem de vendas direta, sem que o cliente lhe procure de alguma maneira, é um pouco perigosa. Ele pode considerar como um spam. Por essa razão, sempre tenha informações suficientes do possível cliente para, então, entrar em contato e vender os serviços do seu escritório.

De toda forma, das duas maneiras, você consegue atingir o cliente e ter um engajamento até maior do que por e-mail ou ligação telefônica. Em algum momento, ele irá ler a sua mensagem, além de ser muito mais prático para lhe responder.

4. Ofereça conteúdo

O WhatsApp para contadores pode ser utilizado como uma ferramenta para oferecer conteúdo. A partir da geração de leads, você tem o contato do cliente e sabe que ele está interessado no seu trabalho. Portanto, é possível fornecer conteúdo personalizado.

Esse processo é bem parecido com o do e-mail marketing. Mas com o aplicativo de mensagens, você tem um engajamento maior. Consegue ser certeiro em relação às necessidades dos clientes. Sem contar que, se o cliente entrou em contato, mas não fechou o trabalho com você, é possível enviar ofertas e até mesmo promoções, se for o caso.

Outro ponto que ainda cabe nesse tópico é a utilização do WhatsApp Business para gerar audiência para suas outras mídias sociais. Por isso, não esqueça de sempre direcionar o cliente para um blog, um evento ou para sua página do Facebook.

Utilize a tecnologia a seu favor

Para ser um contador digital, é muito importante utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Elas podem agilizar seus processos, melhorar o atendimento ao cliente e ajudá-lo a se manter à frente da concorrência.

Por isso, fica evidente a importância do WhatsApp Business como canal de marketing. Mas antes de enviar uma mensagem, lembre que esse aplicativo permite um contato muito pessoal. Então, utilize-o com cautela.

O melhor a fazer é procurar conhecer todas as funcionalidades que ele tem a oferecer. Então, é só ter uma estratégia definida para usar a ferramenta a favor do seu negócio.

Joaquim Torres

Joaquim Torres é CPO (Chief Product Officer) da ContaAzul. Engenheiro da Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tem MBA em em Gestão de Conhecimento, Tecnologia e Informação pela USP e é autor de livros sobre inovação e tecnologia.

Via ContaAzul

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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