covid 19

XBB.1.5: Variante é capaz de provocar uma nova onda global de Covid-19?

A nova variante XBB.1.5, da Covid-19, está se disseminando no mundo, ela é uma subvariante da Ômicron, considerada mais transmissível e está causando novas ondas da doença nos Estados Unidos, e em outros países. 

O Brasil confirmou seus primeiros casos da XBB.1.5, com isso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já emitiu uma nota de alerta para um possível “aumento considerável” de casos desta variante no país.

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) também fez um alerta sobre a XBB. E para reduzir uma possível nova onda, os órgãos de saúde tem reforçado a necessidade de adotar medidas de prevenção e controle.

Leia Também: Anvisa libera o uso de duas “vacinas bivalentes” contra a Covid-19 

Quais as chances de uma nova onda global?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a variante, tem potencial de causar uma nova pandemia, porém a avaliação de risco é “baixa”.

Testes de sequenciamento genético confirmaram 5.288 casos de Covid-19 por XBB.1.5 em 38 países, entre 22 de outubro de 2022 e 11 de janeiro de 2023.

No dia 5 de janeiro, o Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus (TAG-VE) da OMS se reuniu para discutir as evidências mais recentes sobre a XBB.1.5. 

Em suas avaliações, o risco à saúde pública associado a essa variante, ficará concentrado nos Estados Unidos, eles afirmam que as estimativas de vantagem de crescimento são de apenas em um país.

A maior concentração da doença está nos Estados Unidos, com 82,2% dos casos, seguidos pelo Reino Unido com 8,1% e Dinamarca com 2,2%.

A avaliação de risco é baseada em evidências atualmente disponíveis, sujeitas a revisão regular à medida que mais dados de outros países forem disponibilizados, segundo a OMS.

Leia Também: Paxlovid: Medicamento para tratar covid em casa será vendido em farmácias

Vacinação bivalente

As vacinas aprovadas destinam-se a ser utilizadas como dose de reforço na população a partir dos 12 anos de idade. As vacinas foram concebidas para proporcionar proteção extra contra Omicron BA1, BA4/BA5.

O Brasil encerrou o ano reforçando a campanha de vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde recebeu mais 2,8 milhões de doses da vacina bivalente BA.4/BA.5 em dezembro.

Com esse pedido, o país já conta com mais de 9,6 milhões de imunizantes da Pfizer que protegem contra a cepa original do coronavírus e contra essas duas subvariantes de Ômícron.

As vacinas passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e serão distribuídas após a publicação de nota técnica do Ministério com orientações para aplicação e público-alvo.

O Ministério da Saúde destaca que os imunizantes monovalentes originais, disponíveis desde o início da campanha, têm se mostrado eficazes na proteção contra a Covid-19 e na prevenção de casos graves da doença. Quem ainda não foi vacinado deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo para receber uma dose de reforço.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

7 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

13 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

13 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago