Notícias Internacionais: Rede de Supermercados Britânica é multada em 149 milhões de euros por escândalo de contabilidade

A cadeia de supermercados britânica chegou a um acordo de princípio com as autoridades do país por ter inflacionado os lucros em 2014.

A cadeia de supermercados britânica Tesco irá pagar uma multa de 129 milhões de libras (149 milhões de euros) depois de chegar a acordo com as autoridades britânicas por práticas irregulares na contabilidade em 2014, que resultaram na “inflação” dos lucros em 326 milhões de libras (376 milhões de euros) neste ano.
Além da multa, a Tesco irá compensar os accionistas em 85 milhões de libras (98 milhões de euros) e custos legais, o que significa que, no total a empresa terá que desembolsar 235 milhões de libras (271 milhões de euros), segundo o jornal Guardian.
O CEO do grupo, Dave Lewis, reagiu de forma positiva ao acordo, que diz permitir que a empresa ultrapasse o escândalo. “Quero pedir desculpa aos afetados. O que aconteceu foi lamentável, mas agora somos um negócio diferente”, referiu o gestor.

O mesmo responsável admitiu que a marca foi prejudicada por este processo mas salientou que a companhia estava comprometida a “fazer tudo o que pode para continuar a recuperar a confiança no nosso negócio e imagem”. Lewis referiu ainda que a sociedade “levou a cabo programa de mudanças intenso”.
A Tesco tem uma pequena equipa dedicada a trabalhar para resolver o problema no setor de contabilidade e cooperar com as investigações.
Os acordos entre o grupo e as autoridades britânicas não representam uma admissão de culpa por parte da companhia, nem dos seus empregados ou administradores.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago