No próximo dia 26 de julho começa a ser emitido o novo modelo da carteira de identidade, no Rio Grande do Sul. Também outros estados começarão a emitir o novo modelo: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Outros estados ainda não definiram quando vão aderir ao novo modelo.
A substituição será feita de forma gradual e gratuita, conforme informou o governo. A identidade atual terá validade até 2032. Ainda, cada estado emite os seus próprios números de identificação e, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe outro número de registro. No entanto, com o novo modelo isso não acontecerá mais.
Para quem não tem acesso a internet, a versão física continuará valendo. Já a versão digital poderá ser obtida por meio do aplicativo do Governo Federal, desde que você tenha emitido a versão física.
O que você precisa saber é que a CIN é um documento físico que também terá sua versão digital pelo App.
O novo modelo de identidade, por enquanto, só pode ser usado por brasileiros nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os outros países, continua sendo obrigatório a apresentação do passaporte.
Para você obter a nova carteira de identidade, precisa verificar se todas as informações do CPF estão corretas de acordo com as certidões. Se você precisa fazer a atualização dos dados, será possível realizar de forma gratuita pela internet. Para isso, acesse o site da Receita Federal. Em algumas situações, a Receita Federal poderá solicitar que você envie os seguintes documentos por e-mail:
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida em um modelo único e com validade para o território nacional a partir do dia 4 de agosto.
Ela vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.
A versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento será feita pelo GOV.BR.
Os estados do Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, estão tecnicamente aptos a emitir a nova CIN a partir do dia 4 de agosto. Os demais estados têm até março de 2023 para iniciar a emissão do novo documento.
O atual modelo tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente a identidade pelo novo modelo, de modo que a transição possa ser gradual e contínua.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…