A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), começará a valer em todo o país a partir do dia 1º de junho, ou seja, daqui a exatos 30 dias.
Apesar de trazer diversas mudanças, os motoristas não serão obrigados a trocar o atual documento, que vai ser implementado aos poucos.
Conforme o cidadão vai pedindo a primeira via da habilitação, renovando o documento ou ainda para aqueles que solicitarem a segunda via do documento.
A nova carteira de motorista será emitida em versão física, impressa ou ainda nas duas versões, que será a escolha do motorista.
O modelo passará por mudanças até em seu visual, que deixará de ter a cor verde como predominante e terá agora as cores verde e amarelo.
Com relação a informação do condutor, se o mesmo estará com a Permissão para Dirigir (PPD) ou ainda com o documento definitivo, a nova CNH apresentará a seguinte informação:
No verso do documento haverá um quadro com diferentes categorias de habilitação, essas categorias vão indicar quais veículos o motorista está habilitado para conduzir.
Outra mudança na nova habilitação é de indicar se o motorista utiliza o documento para trabalhar além do campo com observações que evidenciaram as restrições médicas.
A nova CNH também trará consigo o padrão internacional do documento, o que permitirá que a CNH utilizada no Brasil também possa ser utilizada para dirigir em outros países.
Um assunto que chamou a atenção está relacionado às novas categorias do documento. Vale lembrar que as atuais letras (A, B, C e D), continuaram sendo utilizadas, contudo, serão combinadas entre si e acompanhadas pelo dígito 1.
A nova classificação seguirá o padrão europeu do documento de habilitação que permitirá um total de 14 categorias atribuídas a condutores, condutores de carga e condutores de pessoas.
Apesar de faltar apenas um mês para a implementação da nova CNH o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ainda não revelou como funcionarão as novas categorias.
A expectativa é de que nas próximas semanas em audiências públicas o Contran possa definir como funcionarão essas novas “subcategorias” do documento.
Não! Quem possui o modelo atual da CNH em dia não precisará trocar o documento. Os motoristas que já são habilitados vão receber a nova CNH apenas nas seguintes situações:
Os motoristas que tirarem a primeira habilitação após o mês de junho ou ainda for reabilitado já receberá a CNH no novo padrão.
Com relação a validade do documento e pontuação esses casos seguem inalterados e funcionam da seguinte forma:
Validade da CNH
10 anos | Para condutores até 49 anos |
5 anos | Para condutores de 50 a 69 anos |
3 anos | Para condutores com 70 anos ou mais |
Critérios de pontuação na CNH
Limite de 40 pontos | O motorista só pode chegar nesta pontuação se não houver nenhuma infração gravíssima |
Limite de 30 pontos | O motorista pode ter apenas uma infração gravíssima |
Limite de 20 pontos | O limite é o mesmo do atual se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas |
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…