Nesta quarta-feira, 1º de junho, começa a valer o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em todo o país. A mudança vem por meio da resolução 886 publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no dia 13 de dezembro de 2021.
O novo modelo da CNH será obrigatório para os motoristas, contudo, a troca não será imediata. Isso porque a implementação do novo formato será gradativo e primeiro vão receber os motoristas que estão tirando a primeira via ou renovando o documento.
Para os motoristas que estão com a Carteira de Motorista em dia, a troca do documento acontecerá somente quando o mesmo for solicitar a renovação do documento após o seu vencimento. Sendo assim, caso sua CNH esteja em dia não será preciso trocar.
As mudanças da nova Carteira Nacional de Habilitação se destacam por duas mudanças, a primeira delas visual e a segunda relacionada a itens de segurança.
A nova CNH será impressa fisicamente e digitalmente, assim como já tem sido feito desde 2017, contudo, a versão impressa utilizará papel de segurança e tinta fluorescente, que brilha no escuro, além de itens que serão visíveis apenas com luz ultravioleta e um holograma.
O novo padrão também destaca quais motoristas estão com a permissão para dirigir ou a CNH definitiva. Ficando da seguinte forma:
O novo modelo também contará com o mesmo campo que existe atualmente do ACC (Autorização Para Conduzir Ciclomotor).
Além disso, a nova CNH seguirá os padrões internacionais com a aplicação do código MRZ (Machine Readable Zone), que é utilizado em passaportes e permitirá o embarque em terminais de autoatendimento.
O novo modelo acaba com a predominância da cor verde no documento e passará a ter tanto a cor verde quanto amarela.
Já na parte superior do documento teremos a inserção da assinatura do motorista abaixo da foto. Vale lembrar que atualmente a assinatura é exibida após a dobra.
Na seção inferior do documento teremos diversas mudanças, como um quadro que será exibido mostrando as silhuetas dos veículos, acompanhados do código da respectiva categoria que o motorista está habilitado a conduzir.
Outra mudança na CNH é que o documento permitirá o uso do nome social e felicitação afetiva do documento, caso o mesmo deseje que essas informações sejam apresentadas na CNH.
No campo de restrições médicas também teremos uma mudança, isso porque agora, esse campo também servirá para identificar quais motoristas utilizam a CNH para trabalho.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…