Categories: Destaques

A nova dimensão do planejamento tributário

Todo começo de ano é a mesma coisa: chega a hora de definir o melhor sistema de tributação para os próximos 12 meses. Uma decisão desde sempre estratégica, mas que assume novos contornos frente ao quadro atual do setor.

Afinal, vivemos hoje um cenário de disruptura digital, marcado pelo Big Data, pelas plataformas colaborativas, tecnologias mobile first e realidade virtual, dentre outras ferramentas de ponta.

No campo tributário, a força desses novos tempos passou a ser percebida em maior escala a partir de 2005, com o advento do Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED.

A informação que antes podia levar mais de um ano para chegar ao fisco agora é conhecida por ele antes mesmo que uma mercadoria alcance o seu destino. Preço, volume, custo, fornecedor, cliente, peso, transportadora, impostos,  enfim, tudo bem detalhado e em tempo real.

Diante de tanta transparência e agilidade, o profissional da contabilidade deve contemplar quatro pilares fundamentais ao falar com um contribuinte sobre planejamento tributário: características do produto, dos fornecedores, dos clientes e das operações fiscais.

Analisados todos esses pontos, bem como a expectativa de resultados para o negócio, resta escolher entre os regimes simplificados – Simples Nacional ou Lucro Presumido – e o regime normal, representado pelas diversas modalidades do Lucro Real.

Seja qual for a escolha é fundamental manter a contabilidade e cumprir rigorosamente as normas brasileiras da área, independentemente de porte, atividade e natureza jurídica.

Agir dessa forma é o único instrumento de gestão capaz de proteger o patrimônio da empresa e de seus sócios, além de ajudar os gestores e executivos a tomarem sempre as melhores decisões.

(*) Marcia Ruiz Alcazar é contadora, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP e diretora comercial da Seteco Consultoria Contábil e Gestão Empresarial

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago