O Senado Federal aprovou o projeto de lei que altera a Lei de Improbidade Administrativa, que estabelece condutas e punições para servidores e agentes públicos que cometam crimes no exercício de suas funções. Como houve mudança e novas emendas no Senado, o projeto volta para Câmara dos Deputados para apreciação.
A lei atual já caracteriza o que é uma improbidade: atentar contra os princípios da administração pública; promover prejuízos aos cofres públicos; e enriquecer ilicitamente se valendo do cargo que ocupa. No entanto, o novo texto altera quase todos os artigos desta lei.
Uma das principais alterações – e a que mais recebeu críticas dos parlamentares e juristas – é a que modifica a condenação do agente público, que só poderá ocorrer se houver a comprovação de que houve a intenção de cometer a irregularidade. Com isso, mesmo que haja prejuízo aos cofres públicos, a maioria dos casos não poderão ser levados à Justiça, já que o critério passa a ser subjetivo.
Parlamentares que defendem a medida avaliam que, com a mudança, os gestores públicos terão mais segurança na tomada de decisões, principalmente nas pequenas cidades, onde o número de falhas administrativas é maior.
Caberá exclusivamente ao Ministério Público a proposição de ações de improbidade. Atualmente, Estados, municípios e a União podem propor essas ações. Também estará a cargo do MP o encaminhamento de acordos entre as partes e, em alguns casos, até mesmo o não seguimento da acusação. Para que haja acordo é preciso que o acusado faça o ressarcimento do dano e que seja ouvido pelo órgão público que lesou.
O novo texto define, ainda, a prática de nepotismo como improbidade: nomear cônjuge, companheiro ou parente. Também aumenta o tempo da perda de direitos políticos dos acusados, de 10 para 14 anos. Fraudes em licitações e em concursos públicos também só se caracterizarão como improbidade se acarretarem prejuízos aos cofres públicos.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…