INSS

Nova margem de crédito consignado de 40% do INSS já está valendo

Então pessoal hoje eu trago boas notícias, pois a nova margem de crédito consignado de 40% do INSS foi aprovada. A mudança veio através de uma Medida Provisória e foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (31).

Antes da aprovação, os aposentados e pensionistas tinham uma margem consignável que podia comprometer até 35% da sua renda mensal para pagar parcelas debitadas diretamente do benefício.

Desses 35% eram 30% para empréstimos pessoais e 5% usados exclusivamente para débitos em razão de despesas ou saques com cartão de crédito.

Agora esses beneficiários poderão contar com uma margem de empréstimo pessoal de 35% ,mantendo os mesmos 5% do cartão, somando um total de 40% da renda a capacidade de endividamento dos beneficiários.

Segundo a legislação essa margem vale até o dia 31 de dezembro de 2021, depois disso o limite volta para 35%. 

Confira nosso vídeo completo

Como já dissemos em outro vídeo, a ampliação da margem consignável foi proposta pelo governo no ano passado devido a crise causada pela pandemia do covid 19, com a intenção de permitir que aposentados e pensionistas do INSS endividados pudessem conseguir uma quantia maior no empréstimo consignado levando em consideração que o empréstimo pessoal tem juros bem maiores.

Designed by Gabriel_Ramos / shutterstock

Outra informação importante é que conforme a lei publicada, quando não houver leis locais específicas que definam um percentual maior, a margem de 40% também será aplicada aos:

  • Militares das Forças Armadas
  • Militares dos estados e do Distrito Federal
  • Militares da inatividade remunerada
  • Servidores públicos de qualquer ente da Federação
  • Servidores públicos inativos
  • Empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer ente a Federação como também os pensionistas de servidores e de militares.

Espero ter conseguido te orientar sobre a margem consignável aprovada para 2021. caso tenha alguma dúvida? Deixe nos comentários e não se esqueça de deixar um like no vídeo, se inscrever no canal, ativar o sininho para receber as próximas notificações.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

8 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago