A última parcela do Auxílio Emergencial está marcada para começar a ser paga já na próxima semana e se encerrará ainda no final deste mês. Contudo, o clima do governo é de tensão, tendo em vista que a grande aposta do Ministério da Economia, o Auxílio Brasil está cada vez mais longe de sair e como consequência a pressão para liberação de uma nova prorrogação do auxílio é cada vez maior.
De acordo com fontes internas do Ministério da Economia, já foi declarado em reuniões internas que o ministro Paulo Guedes não dará o aval para uma nova prorrogação do auxílio emergencial caso o mesmo venha através de um novo crédito extraordinário, onde as despesas com os novos pagamentos ficariam de fora do teto de gastos.
Um dos grandes receios de Guedes é que com uma nova prorrogação do benefício fora do teto de gastos, a prorrogação abriria espaço no orçamento para recursos destinados a emendas parlamentares. Além disso, não há justificativa fiscal que justifique uma nova prorrogação do benefício.
O cenário de pressão política pelo aumento de gastos com emendas parlamentares e obras que podem ser consideradas eleitorais, joga o governo em um impasse que pode significar a ruptura do Ministério da Economia, que para muitos definem que a nova prorrogação do benefício poderia se tornar negativo ao ponto de se voltar contra o presidente, Jair Bolsonaro, pelo cenário do populismo fiscal, além dos altos índices de inflação e a perda de credibilidade da gestão atual.
Assim, enquanto o governo se vê em uma verdadeira guerra interna, o que temos de concreto sobre o auxílio emergencial até o momento é o pagamento da sétima e última parcela do benefício, que foi inicialmente elaborado em quatro parcelas, mas que devido ao atraso na vacinação acabou ganhando mais três parcelas.
Sendo assim, vamos conferir o pagamento da sétima e até o momento última parcela do benefício em 2021.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
O cronograma de pagamentos da sétima parcela para o Bolsa Família se inicia na próxima segunda-feira (18) e se encerrará em uma sexta-feira (29).
Público geral – Calendário de depósito em conta poupança social digital
O pagamento da última parcela para o público geral em conta poupança social digital se inicia no dia 20 de outubro e se encerrará no dia 31 de outubro.
Público geral – Calendário de saque em espécie e transferência bancária
O calendário de saques em dinheiro da última parcela para o público geral correrá no mês de novembro, entre os dias 1 a 19.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…