Negócios

Nove em cada 10 brasileiros priorizam marcas e lojas sustentáveis

Na era da hiper conectividade, os consumidores das classes C, D e E estão mais informados, exigentes e buscam maximizar o valor de cada compra.

A pesquisa “Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil”, realizada pela PwC e Instituto Locomotiva, revela que 86% estão dispostos a priorizar marcas e lojas sustentáveis, e 53% já deixaram de comprar marcas por falta de responsabilidade social.

Perfil dos consumidores

Com as festas de fim de ano se aproximando, informações sobre o perfil desses consumidores, que chegam a 154,3 milhões de brasileiros, pode ser estratégico para o varejo, já que as marcas enfrentam o desafio de igualar a oferta diversificada de marketplaces.

O estudo teve como base uma abordagem metodológica mista, com pesquisas quantitativas e qualitativas para formar uma visão ampla e aprofundada sobre reflexões e tendências de consumo nas classes C, D e E, sendo denominada de mercado da maioria.

Segundo o levantamento, esses consumidores priorizam a compra com propósito, ligada a engajamento e coletivização das preferências de consumo, e demonstram disposição semelhante à das classes A e B de evitar marcas que não estão alinhadas com a sustentabilidade.

Leia também: MEIs E A Economia Circular: Rumo A Um Futuro Sustentável

“Nosso foco é o mercado da maioria, dos consumidores no meio e na base da pirâmide econômica, que tiveram que se reinventar em busca de equilíbrio financeiro e controle de despesas. São pessoas ainda mais seletivas, com mais experiência e acesso à informação e a mais opções de compras e canais. É um cenário que está impulsionando uma abordagem mais criteriosa na avaliação do custo-benefício, combinando uma exigência de qualidade e preço acessível, com uma atenção especial aos aspectos ESG”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Também há uma demanda latente por consumir de marcas/lojas engajadas com a diversidade: 64% aceitam pagar um pouco mais por marcas/produtos que apoiem a diversidade, e 50% já deixaram de comprar um produto ou contratar serviços de alguma marca que teve atitudes consideradas preconceituosas.

“Os brasileiros das classes C, D e E têm características e comportamentos diferentes em comparação com o que era visto alguns anos atrás. São novas demandas e nuances regionais que precisam ser consideradas pelas organizações. A reflexão que queremos provocar vai além da experiência do consumidor. Queremos incentivar os líderes a se perguntar se suas estratégias e execução são realmente adequadas para atender a essa população, considerando fatores econômicos, variações culturais e questões ESG a que esses consumidores estão cada vez mais atentos”, diz Luciana Medeiros,

sócia e líder da indústria de Consumo e Varejo da PwC Brasil.

Leia também: Você Conhece Os Direitos Do Consumidor?

Novas formas de compra

A busca por métodos alternativos de compra, que favorecem a otimização do consumo, também é uma tendência observada: 38% já comparam produtos usados em sites/apps especializados, por exemplo.

O desejo por compras inteligentes é outra característica da maioria, já que 66% valorizam o produto de qualidade por preço justo, assim como a imersão no mundo phygital – compras feitas on-line e retiradas em lojas físicas – que conta com adesão de 63%.

A maioria – 55% da classe C, e 65% das classes D e E – ainda prefere vitrines mais chamativas, coloridas e com muitas informações e se sente mais à vontade em lojas com funcionários com perfis mais parecidos com o seu.

A pesquisa tem uma amostra com 2.388 de entrevistas com homens e mulheres a partir de 18 anos, sendo 1.539 das classes C, D e E, e 849 das classes A e B.

Bia Montes

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago